WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/08/2017 - Da base ao ensino superior: Conferência votará propostas para a educação democrática

“Estaremos discutindo assuntos relacionados à educação desde a básica até o ensino superior, em todas as etapas e modalidades”, diz Nilza Consuelo, presidente do Conselho Municipal de Educação
 
Na próxima sexta-feira (11), acontecerá a III Conferência Municipal de Educação, a partir das 8h, no anfiteatro Mário Pimenta Camargo, na sede da Prefeitura de Uberaba. O evento segue as diretrizes do Plano Decenal Municipal de Educação de Uberaba e selecionará propostas para a Conferência Nacional de Educação 2018 (Conae).


Cada eixo, representado por um grupo de trabalho elegeu seus delegados e tomarão a frente das discussões para a educação nacional, partindo das necessidades do município.


De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Nilza Consuelo, é fundamental a participação de todos os segmentos da educação, bem como de representantes de toda a sociedade organizada para a implementação de políticas públicas mais eficazes no país.


Durante a Conferência será lido o regimento e os delegados terão voz e voto sobre as propostas da Conae. Assim, cada segmento da educação poderá inserir sugestões, que serão lidas e debatidas no mesmo dia, com mediação da educadora Cássia Custódio. As emendas do documento base serão votadas por eixo e apresentadas, posteriormente, na Conferência Estadual, no final deste ano.


Nilza reitera o convite a todos que se identificam com as lutas pelo desenvolvimento da educação no país e ressalta a importância da participação de representantes das escolas estaduais. “Há um desapontamento em relação às discussões do ensino médio e do ensino superior público, pois não tivemos representantes. Para a gestão democrática, é necessário levantar a voz e se fazer respeitar. Ficar só no plano da denúncia não é o caminho. O ideal é dar sugestões, participar, lutar”.


Ela ainda reitera o chamamento, já que a Conferência é da educação do município de Uberaba e não das escolas municipais. “Estaremos discutindo assuntos relacionados à educação desde a básica até o ensino superior, em todas as etapas e modalidades”, completa.


O texto básico das etapas municipal e estadual é o Documento Referência para a Conae 2018. Ele foi estruturado em oito eixos temáticos, são eles: Eixo I - O PNE na articulação do SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; Eixo II - Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; Eixo III - Planos decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social; Eixo IV - Planos decenais, SNE e Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão; Eixo V - Planos decenais, SNE, Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão; Eixo VI - Planos decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; Eixo VII -  Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde e Eixo VIII -  Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.
 
Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar