WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/08/2017 - Número de participantes da rede municipal no Jemg reflete o incentivo ao esporte na escola

Professores acreditam em bons resultados para as equipes de Uberaba

A etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) começou ontem em Uberaba e a participação de equipes da rede municipal de ensino é efetiva, em diversas modalidades individuais como ginástica, judô, natação, ciclismo e coletivas como handebol, basquete e voleibol. Além disso, o incentivo ao esporte educacional inclusivo ficará claro durante a cerimônia de abertura dos jogos, quando o aluno portador de deficiência, Luís Henrique Alves da Silva, da Escola Municipal Norma Sueli Borges, de apenas seis anos, estará carregando a Tocha, simbolizando todo o trabalho de Educação Inclusiva realizado pela Secretaria Municipal de Educação.


Serão cerca de 80 alunos das escolas municipais Professor José Geraldo Guimarães, Professora Geni Chaves, Arthur de Melo Teixeira, Norma Sueli Borges, Boa Vista, Santa Maria, Urbana Frei Eugênio e Sebastião Antônio Leal.


A secretária de Educação, Silvana Elias com chancela do prefeito Paulo Piau, incentiva a prática esportiva educacional, bem como investe na formação de professores de Educação Física e nas atividades da Jornada Ampliada e Tempo Integral voltadas ao esporte.


O treinador de ginástica artística, Raphael Mendes, treinou quatro alunas para a disputa no Jemg, durante o período de férias, no Cemea Boa Vista. Duas delas são da rede municipal e, segundo ele, o objetivo é que consigam a quinta vitória consecutiva nos jogos na fase estadual. “Procuramos treinar bastante para desenvolver um bom trabalho durante a competição. As alunas são muito dedicadas e comprometidas”, comenta.


O professor de Judô, José Carlos, utiliza o espaço da Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, da Escola Municipal Sebastião Antônio Leal e de academias parceiras para o treino dos alunos, que passam por processos que visam o desenvolvimento dos aspectos táticos, físicos e de acordo com a faixa etária. “Treinamos não somente como objetivo de competição, mas de encontrar na prática esportiva o desenvolvimento de aspectos sociais, psicomotores e de cidadania”, comenta.


Para ele, a expectativa é de se fazer um bom trabalho com os alunos da rede municipal, que se destacam entre os quatro mil judocas dentro de Minas Gerais. No cenário brasileiro, o judô de Minas está em 4º lugar.


Na Escola Municipal Professora Geni Chaves, o treino é com o professor Rones Leite, com as modalidades de atletismo e judô. Ele acompanha o Jemg há 12 anos e considera que as equipes do interior foram favorecidas com o formato dos jogos. “Na nossa escola já tivemos, no Jemg, premiação de atletismo, ginática, judô, futsal feminino, basquete feminino. Para os alunos, o Jemg é uma porta para atingir os campeonatos nacionais, pois é possível participar com baixa despesa e alcançar até níveis internacionais”, completa.  


Os atletas ou equipes vencedoras do Jemg já saem automaticamente classificados para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) e, vencendo lá, terão a oportunidade de disputar o Mundial, a segunda maior competição depois das Olimpíadas.
 
Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar