WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/08/2017 - Debate sobre mediação de conflitos abre o semestre letivo na rede municipal

Direcionado aos gestores municipais, o evento contou com participação de promotora, psicóloga, advogada e gestora de RH
 
 
As aulas na rede municipal reiniciam nesta terça-feira para as 69 unidades e quase 27 mil alunos. O semestre começa com reflexão e debates para diretores de escolas, que participaram, na manhã desta segunda-feira (31), uma discussão com o tema “Gestor Educacional, agente mediador de conflitos”, com a presença da promotora de Justiça, Miralda Dourado, a psicóloga Elaine Cordeiro, a advogada Mariana Hueb e a diretora da Central de Recursos Humanos da Prefeitura de Uberaba, Sandra Barra.
 
Na vertente da gestão democrática, aplicada pela Secretaria Municipal de Educação, o debate lança uma reflexão sobre a mediação de conflitos no ambiente escolar, visto que a maioria dos profissionais da área lidam diariamente com situações relativas à conflitos diversos.
 
A assessora jurídica da secretaria, Mariana Hueb enfatizou a tomada de decisões baseada nas normatizações existentes na Rede Municipal, bem como nas outras leis aplicadas à educação, que são de conhecimento amplo.
 
Seguindo a mesma linha de raciocínio, a promotora da Infância e da Juventude, Miralda Dourado, falou sobre a dificuldade do Judiciário em atender todas as solicitações. Portanto, considerou a importância da mediação de conflitos, antes que os casos cheguem à justiça.
 
De acordo com dados gerais de 2015, do Tribunal de Justiça, de 27,2 milhões de decisões, 11% delas foram alcançadas via mediação de conflitos. Já na escola, um projeto já realizado em parceria com a Secretaria de Educação, tem a finalidade de promover a cultura de paz.
 
Para Miralda, na escola ou em qualquer outro ambiente, o conflito é inevitável, já que é inerente ao ser humano a divergência de opiniões e sentimentos, porém o conflito não é negativo, porque no processo de mediação, há aprendizado, mudança de valores. “Propagar a cultura de paz está em nossas mãos. A paz se ensina para tornar um hábito”, completa.
 
Como os gestores precisam do RH para o suporte à mediação de conflitos, Sandra Barra, do RH da Prefeitura de Uberaba ressaltou a necessidade da liderança focada em pessoas, em que as ferramentas para administrar melhor essas situações passam por melhoria da comunicação, confiança, ambiente amistoso, delegação de tarefas e o respeito às normas e regras. Ela explicou ainda sobre o funcionamento do RH, quando se trata da mediação de conflitos na escola, já que os casos precisam ser documentados.
 
Eliane Cordeiro, psicóloga, concordou com as falas das palestrantes e acrescentou sobre as relações humanas e a tomada de decisões em caso de conflitos, reforçando a ideia de liderança positiva, onde deve haver responsabilidade, confiança, cooperação e respeito.
 
Após as palestras, os diretores, pedagogos, assessores e demais participantes puderam esclarecer dúvidas e comentar assuntos pertinentes aos discursos.
 
A secretária Silvana Elias tem investido em parcerias e ações voltadas para a gestão escolar mais humanizada e apostou no debate como forma de promover a reflexão sobre a mediação de conflitos na prática.
 
Além disso, a promotora Miralda Dourado anunciou que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais irá disponibilizar algumas vagas para o curso online de Mediação de Conflitos, para profissionais da Secretaria Municipal de Educação.
 
Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar