WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

30/07/2017 - Durante as férias escolares a Mata do Ipê recebeu quase 5 mil visitantes por semana

Com o fim das férias escolares de julho se aproximando, o saldo de visitação do Parque Municipal Mata do Ipê foi positivo de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Enquanto a média normal é de 3 mil visitantes por semana, em julho esse número foi para 5 mil visitantes semanais. Para manter o parque conservado, a Mata do Ipê conta com equipe técnica que executa alguns cuidados durante o inverno.
 
Dentre esses cuidados, está o processo de eutrofização, que as lagoas passam durante o período de escassez de chuvas. Neste fenômeno, a água adquire níveis altos de nutrientes, provocando o posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição e diminuição do oxigênio presente. Uma das causas, segundo Arielle Sene, são os alimentos jogados indevidamente dentro da lagoa, como pipoca, pão, arroz e outros, e as rações para os animais que lá habitam diariamente. “Um caminhão pipa auxilia na oxigenação da água da lagoa até o início do período chuvoso”. 
 
Quanto aos animais presentes na Mata do Ipê, ela explica que são animais de vida livre, mas apesar disso, alguns cuidados são oferecidos para manter a qualidade de vida deles. “Fornecemos aos animais frutas diariamente próximo à praça de descanso do parque, como micos, macaco-prego, garça, saracura e pássaros migratórios, mas dentro do parque temos diversas árvores frutíferas que foram plantadas para atender esses animais e as aves migratórias que passam pelo parque”, esclarece Arielle que éda Seção de Gestão de Zoológico e Parques da Semam. 
 
Desde março, as trilhas estão interditadas para manutenção, mas o visitante que desejar passear nelas poderá agendar o acompanhamento de técnico da secretaria pelo telefone 3318-0310. 
 
“O Parque Municipal Mata do Ipê recebe um grande fluxo de visitantes, e com isso sofre impactos, como depredações, alimentos jogados na lagoa, impacto de vizinhança (poluição sonora e do ar). Mas executamos um trabalho de prevenção desses agravantes, mas necessitamos também do auxílio da população quanto à conservação do parque e o não jogarem alimentos aos animais”, finaliza Arielle. 
 
A Mata do Ipê funciona de segunda a domingo, das 07h às 17h, na Avenida Guilherme Ferreira, s/nº.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar