WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

28/07/2017 - Arquivo Público disponibiliza documentos do século XIX da CMU

Com a preocupação de viabilizar aos pesquisadores mecanismos que facilitem suas consultas, a Superintendência do Arquivo Público disponibiliza, pela primeira vez após 30 anos de existência, os Anais dos Livros de Atas da Câmara Municipal de Uberaba - Século XIX - 1857 a 1900 - Volume I, que será publicado neste segundo semestre.


De acordo com a superintendente Marta Zednick de Casanova, trata-se de uma produção inédita, muito importante para Uberaba e região. “Um grandioso trabalho em prol da sistematização de fontes para pesquisas, ferramenta fundamental para a historiografia brasileira, principalmente a mineira, acerca das atividades desenvolvidas pelos homens que prestaram serviços públicos para a Câmara Municipal de Uberaba”.


Para a confecção do primeiro volume do livro, foram utilizados exclusivamente fontes dos documentos que se encontram sob a guarda da Superintendência do Arquivo Público.


Como são manuscritos, com escrita de difícil compreensão, um dos aspectos favoráveis da publicação dos Anais é disponibilizar aos pesquisadores uma cópia, na íntegra, de cada sessão das reuniões da Câmara Municipal, em CD-ROW, para facilitar a leitura e o acesso rápido às informações.


Os documentos constam da primeira reunião realizada na Câmara Municipal de Uberaba, no ano de 1837. Ela explica que os livros sob a guarda e preservação da Superintendência do Arquivo Público, não possuem uma sequência exata desde a instalação da Câmara. A Superintendência do Arquivo Público se baseou nos acervos a partir de 1857 por haver uma lacuna documental nos Livros de Atas da Câmara Municipal no período de 1837 a 1857. “Outra lacuna existente no acervo documental se refere ao período de 1880 a 1886. Não sabemos a razão do desaparecimento dos referidos acervos, mas a Superintendência está atenta para recuperar essa importante documentação”, comenta.


Para Marta, a publicação é um avanço, uma colaboração importante e indispensável para aqueles que se dedicam à pesquisa e subsidiará aqueles que estudam a temática para a reconstrução da história de Uberaba e Região.


“Esse vasto e importante acervo, organizado em forma de Anais, servirá como fonte preciosa e inesgotável de pesquisas, pois nele encontram-se aspectos históricos da origem e da evolução política, econômica e administrativa do município, além dos registros do dia a dia dos atos do Legislativo de Uberaba”, finaliza. 


Curiosidade - Entre os inúmeros assuntos tratados nos Anais, constam: a Escravidão em Uberaba; a Guerra do Paraguai; a Epidemia da Varíola; a Santa Casa de Misericórdia; o Lazareto (abrigo para pessoas com doenças contagiosas); o Código de Posturas Municipais; a Estrada de Ferro da Companhia Mogiana; a Proclamação da República; o Divórcio; o 2º Batalhão da Brigada de Minas Gerais; a Imigração Estrangeira, a Iluminação Pública (querosene); a Canalização de Água e Esgoto; as Festas Cívicas, Religiosas e Comemorativas; a Cadeia Pública; os Transportes (bonde elétrico ou de tração animal); os Conflitos Políticos; as Instituições de Ensino no perímetro urbano e rural e a Guerra de Canudos.


Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar