WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

28/07/2017 - Secretária de Educação negociou, em Brasília, demandas das escolas em Uberaba e cobra recursos

Secretária Municipal de Educação, Silvana Elias, reuniu hoje equipe da pasta para relatar e tomar providências relativas às demandas da viagem à Brasília, na semana passada. Na ocasião, ela teve agendamentos importantes no Ministério da Educação, para tratar de assuntos como liberação de recursos para obras de escolas e projetos que ainda estão em negociação com o governo federal.


Em reunião com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a secretária pontuou algumas necessidades do município, tanto para as escolas que estão em construção quanto para as que precisam de ampliação. A equipe está fazendo estudos e elencando as prioridades, num esforço coletivo, tendo em vista a liberação de recursos, com aval do prefeito Paulo Piau para o encaminhamento dos processos. “Apesar de toda a conjuntura econômica do país, expus os nossos principais problemas na educação e a necessidade de atendermos à grande demanda da população. Diante de algumas exigências, faremos o estudo técnico, reforçando o pedido de liberação de verbas, via PAR ou Emendas Parlamentares, que será analisado de acordo com o que for mais prioritário”, destaca. A secretária ressalta que também encaminhará as demandas para os deputados de Uberaba, com a finalidade de conseguir recursos via emendas parlamentares.


Ela ainda trouxe mais novidades, no que se refere ao desenvolvimento da tecnologia educacional, a cargo do Departamento de Tecnologia e Informática Educacional (Detic), da Secretaria de Educação. Segundo Silvana, há previsão de proposta de inovação tecnológica para o final de agosto, por parte do MEC, para o qual os gestores escolares já serão orientados a se preparar para a participação, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo. 


Entre as conversas em Brasília, junto à Capes, Silvana solicitou a ampliação dos cursos da Universidade Aberta do Brasil, especificamente, para a abertura do curso de Biblioteconomia para o Polo UAB/Uberaba, com boas perspectivas para a implantação de novas graduações e pós-graduações, em parcerias com universidades federais, como a UFTM e IFTM, atualmente, com duas graduações em andamento. Silvana explica que o responsável pelo Polo, Luiz Henrique Araújo, já está finalizando pesquisa de interesse regional por cursos de pós-graduação bem como articulação dos componentes do Fórum Estadual de Educação para fomento das necessidades de cursos para o Polo UAB/Uberaba.


Para ela, a viagem valeu a pena, pois com um cenário econômico tão restrito, a educação de Uberaba é incansável na busca pela melhoria da qualidade sendo, inclusive, a primeira cidade de Minas Gerais no quesito educação, de acordo com o ranking do Connected Smart Cities, 24º lugar entre as 100 primeiras cidades brasileiras.

Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar