WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

21/07/2017 - Arquivo Público de Uberaba mantém projetos para preservar a memória da cidade

Com a finalidade de preservar a memória da cidade, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba mantém uma equipe trabalhando para a manutenção e catalogação dos documentos relativos à história do município e da região. Um exemplo é o informativo Caminhos do Tempo, uma publicação, encaminhada via e-mail e publicada no blog da autarquia, sob coordenação do departamento de Difusão, Apoio à Pesquisa e Atendimento.

 
Marta Zednick, superintendente, informa que no momento, a equipe está fazendo a digitalização dos arquivos da Catedral de Uberaba e, também, da Carolina Maria de Jesus. “É um trabalho delicado e demorado. A pessoa responsável pela digitalização tem que fazer folha por folha e o manuseio precisa ser com máscara e luvas, para não danificar o material”, conta.
 
O projeto Hora H, é outra produção disponível à população de Uberaba, como projeto-piloto no Terminal Oeste onde, a cada semana, há a renovação de um painel com curiosidades do cotidiano passado de Uberaba.
 
Além das ações educativas, com visitas de alunos do ensino fundamental, médio e universitários, Marta comenta ter retornado o trabalho de captação de recursos da iniciativa privada para publicações como Anais da Câmara e história do Uberaba Sport Club.
 
A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba é o segundo maior de Minas e está bem conceituado, pois une os documentos administrativos com os documentos históricos. “Fazemos um trabalho de gestão e preservação documenta. O modelo do Arquivo de Uberaba é semelhante ao do Estado de São Paulo, que é referência internacional”, finaliza.
 
O blog do arquivo é http://arquivopublicouberaba.blogspot.com.br/
 
Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar