WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

12/07/2017 - Seds cria fluxo de atendimento para Crianças e Adolescentes que sofrem abuso

Foi apresentado nesta terça-feira (11), na Casa dos Conselhos, o fluxo de atendimento de crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual. O intuito é de estabelecer todo o processo de encaminhamento dessas pessoas que sofrem abuso de maneira que, todas as entidades e repartições saibam como encaminhar essas pessoas.
 
É importante reforçar que em Uberaba, de janeiro a junho, foram atendidas pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, 43 crianças e 29 adolescentes vítimas de abuso sexual. “Precisamos que todos os envolvidos tenham o mesmo entendimento para que a rede de proteção funcione e possamos garantir que as crianças e jovens que sofrem abuso sexual tenham os direitos resguardados”, pontua a gerente do CREAS, Michelle Carvalho Santos.
 
O fluxo criado foi dividido em até 72 horas de conhecimento do fato e após esse período. Quando escola, comunidade, Polícia Militar, Guarda Municipal, Unidades de Pronto Atendimento, família, entre outros, são informados em até 72 horas do acontecido, a vítima deve ser encaminhada ao Hospital de Clínicas da UFTM e, de lá, passará pelos demais órgãos, como Conselho Tutelar, Polícia Militar e CREAS, responsáveis pelo acolhimento socioassistencial individual e familiar e assistência social e direitos sociais.
 
Após as 72 horas do fato, o caso deve ser encaminhado direto ao Conselho Tutelar, que é responsável pelo acolhimento dos relatórios prévios, encaminhamento das crianças e adolescentes ao CRIA, aplicação de medidas protetivas e monitoramento. Do Conselho Tutelar o caso será registrado junto a Polícia e Ministério Público e encaminhado ao CREAS ou CRIA, de onde será feita a triagem, encaminhamento para UBS e em casos mais graves ao acompanhamento psicossocial.
 
Um terceiro fluxo foi definido visando o atendimento na rede particular, que também passa pelo Conselho Tutelar e o encaminhamento médico e psicoterapêutico.  
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar