WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/07/2017 - Alunos visitam Arquivo Público em atividade interdisciplinar

A atividade culminará na confecção de um jornal impresso sobre a história de Uberaba
 
Alunos do 5º ano da Escola Municipal Ricardo Misson visitam, nesta terça (04), às 8h, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, dentro de um projeto pedagógico elaborado pelas professoras Marcela Resende dos Santos e Christiane de Oliveira Lacerda de resgate à história da cidade. Em sala de aula, na disciplina de Geografia, o plano é falar sobre os fatos relativos ao Triângulo Mineiro. “Antes de conhecer a história da região, é preciso mostrar a eles o que aconteceu em Uberaba, para fazer sentido”, comenta a pedagoga Luciana Ciabotti.
 
A visita será monitorada pela equipe da Superintendência do Arquivo Público. Para ela, o momento é de mostrar aos estudantes a memória da cidade de uma forma lúdica e cultural.
 
Depois da visita, os alunos continuarão as atividades, escrevendo para o Jornal da Escola Municipal Ricardo Misson. “As atividades são integradas, entre as disciplinas de história, geografia, matemática e português. As professoras já realizam um trabalho de Jornal Falado, onde há pesquisa e apresentação dos assuntos pertinentes junto à comunidade escolar”, diz.
 
Em agosto, o Jornal Impresso será apresentado e distribuído na escola e para os responsáveis pelos alunos, como uma mostra das atividades realizadas dentro do espaço escolar.
 
“Depois desta ação, teremos visita a outros pontos turísticos da cidade como forma de incentivo ao conhecimento dos fatos que ajudaram a construir as características de nossa cidade”, ressalta.
 
A visita monitorada é uma das ações educativas da Superintendência do Arquivo Público, que tem como objetivo divulgar a história local e a documentação da entidade, bem como as suas publicações, a todos os estudantes de Uberaba e região, de qualquer nível de escolaridade, para incentivar o estudo e a pesquisa sobre o passado de Uberaba e da região, visando aprimorar a produção cultural sobre o assunto.
 
O Arquivo Público de Uberaba, agora Superintendência, existe desde 1986 e o mais antigo documento registrado é o Translado de Cesmaria, datado de 1799 (século XVIII). O acervo conta também com documentos como inventários, de 1815 e processos criminais de 1839. Até registros relativos ao período da escravidão existem no local. São documentos diversos do Legislativo, Executivo, Judiciário, doação de particulares, entrevistas e hemeroteca, que conta com mais de dois mil encadernados.
 
Jornalista Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar