WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

02/07/2017 - Semam se empenha para manter o conforto do público e dos animais do Zoológico Municipal durante o inverno

Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalha constantemente para oferecer comodidade e bem-estar tanto para animais quanto para público do Zoológico Municipal - Parque do Jacarandá em Uberaba. Entre as ações, o horário de visitação foi provisoriamente reduzido e animais foram redirecionados devido o período de inverno, para maior aproveitamento da luz solar pelos animais. No momento, o zoológico está aberto para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
 
A reforma, cujo projeto da Semam foi aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), também faz parte de uma série de intervenções para melhorar o atendimento ao público. Uma das próximas ações também será a poda de algumas árvores para melhorar a exposição solar dos animais nesse período.
 
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Messias Pimenta, um dos trabalhos realizados no Zoológico é o acolhimento de animais que não podem ser retornados à natureza. “Alguns desses animais são encaminhados pelo Ibama, são animais que foram apreendidos e não tem condições de serem soltos novamente por terem passado muito tempo em cativeiro. Então o zoológico acolhe esses animais, cuida da alimentação deles, oferece uma dieta balanceada para a saúde deles e todos os cuidados necessários”, esclarece.
 
Os animais encontrados no Parque Jacarandá são principalmente da fauna do cerrado. Paulo César Franco, biólogo da Semam explica que por esse motivo, um acompanhamento especial é feito com a fauna presente no zoológico. “Adoece? Adoece. Todo ser vivo adoece, mas esses animais não são como um cachorro que você pode colocar o remédio na boca. Tem todo um manejo diferenciado e esses animais contam com um veterinário e um biólogo por conta deles 24h por dia”, pontua o biólogo.
 
Janaína Coutinho, da Superintendência de Bem Estar Animal da Prefeitura Municipal de Uberaba, acompanha todas as denúncias que são feitas e garante que os animais do zoológico são muito bem tratados. “Tem todo um aparato legal, as leis de proteção animal, então verificamos as denúncias que chegam pra gente. Muitos dos animais que vão para o zoológico de Uberaba são animais resgatados de contrabando, ou atropelados na estrada e não tem condições de voltar para a natureza, então há a preocupação em oferecer uma dieta adequada, a comida é colocada em locais diferentes, no alto, para incentivar a movimentação deles. Quem tiver alguma dúvida pode chegar na administração do zoológico e pedir para ver o tratamento dos animais”, explica Janaína.
 
Há aproximadamente dois meses, o Zoológico do Parque Jacarandá passou pelo Recadastramento do Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (Sisfauna), junto ao IBAMA. O Sisfauna é um sistema eletrônico de gestão e controle dos empreendimentos e atividades relacionadas ao uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro em território nacional.
 
“Justamente por atender todos os critérios do Sisfauna que conseguimos esse recadastramento. Além disso, temos parcerias com as principais universidades e faculdades do município, projetos para os alunos estagiarem no zoológico, projetos de enriquecimento ambiental e que trarão benefícios para o público e para os animais. Então estamos contemplando todos os quesitos que um zoológico deve ter, de lazer, educação ambiental, pesquisa, preservação e conservação da fauna” destaca Paulo César.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar