WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/07/2017 - Encontro técnico do TCE enfatiza seriedade na gestão de recursos públicos

O auditório da UFTM ficou lotado com a participação de mais de 60 municípios da região, incluindo a anfitriã Uberaba, representada pela Secretaria Municipal de Educação, no “Encontro Técnico: o Tribunal de Contas e os Municípios”.  Com temas como “Receitas e Despesas com a Educação”, “Análise de Políticas Públicas da Educação”, “Compras Públicas Sustentáveis na Educação”, “Gestão Aplicada à educação” e “Parcerias na Área de Educação”, dentre outros, o evento foi um sucesso na opinião dos organizadores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. 


A subprocuradora-geral do Ministério Público junto ao TCE, Elke Andrade ressaltou que a função do Tribunal de Contas não está direcionada a punição, mas sim à preocupação em prevenir irregularidades nas contas públicas da educação.


Naila Mourthé, coordenadora do projeto “Na Ponta do Lápis” mostrou a importância de olhar a educação com mais cuidado e sensibilidade, objetivo maior desta parte do encontro, quando o TCE vai à escola. A unidade escolhida foi a Escola Municipal Frei Eugênio e alguns alunos dos Grêmios Estudantis, com um trabalho de orientação sobre as ações do Tribunal com a educação.


O coordenador da Escola de Contas do TCE, Henrique Lima Quites, afirma que o evento superou as expectativas em Uberaba, principalmente por causa do total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e da diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, Elis Regina de Oliveira, com quem os técnicos tiveram contato direto. “Saímos muito felizes com qualidade da escola visitada pelos técnicos do projeto Na Ponta do Lápis e com a certeza de que a gestão de Uberaba é diferenciada”, acrescenta.


Silvana Elias, secretária de Educação de Uberaba se manifestou com encanto sobre o evento. “Ouvindo as diversas falas da equipe do TCE, confirmo minhas inferências: cada responsável , coordenador ou chefia deve estar preparado e comprometido com a qualidade do trabalho diário a ser realizado. O momento atual é de profissionais estudiosos, atualizados, dedicados, pró-ativos e responsáveis pela qualidade do serviço prestado. Sem contar a importância da transparência na aplicação dos recursos públicos. A nós da educação cabe a luta e o testemunho para fazer a diferença nessa sociedade que tanto precisa de bons exemplos”, completa.


Para a diretora Simone Silveira, do Cemei Solange Aparecida Cardoso da Silva, Simone  Silveira, o encontro enfatizou a responsabilidade na gestão escolar, quanto a diversos pontos, como por exemplo a consciência na hora de fazer uma cotação de preço. “Não é porque o dinheiro veio do município, que o gestor vai comprar uma lousa digital enquanto não tem uma internet que funcione para atender adequadamente àquele equipamento. É necessário que todos os setores envolvidos se unam para atingirmos todos os objetivos almejados para a educação”, diz.


“Aprendemos muito no que se refere à aplicabilidade dos recursos, pois cuidando do dinheiro público, estamos cuidando da vida dos alunos e da rotina da escola. Fiquei muito feliz com a participação efetiva dos diretores e o convite aos membros dos Caixas Escolares, pois eles ficaram lisonjeados e aprenderam muito”, finaliza o diretor Marcelo Bruno Maceno, da Escola Muncipal Maria Lourencina Palmério.


Estiveram presentes no evento representantes da Câmara Municipal de Uberaba, da Superintendência Regional de Ensino, da Amvap, da Amvale e do Sebrae MG.
 
Jornalista Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar