WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SEPPAR / PPPs

30/06/2017 - Discussão sobre Transexualidade movimentou Roda de Conversa na Prefeitura de Uberaba

Roda de Conversa sobre Transexualidade aconteceu na última quarta-feira (28) na Prefeitura Municipal de Uberaba. Com o tema “Transexualidade e suas Perspectivas Jurídicas e Sociais”, o espaço promoveu o diálogo entre setores da sociedade uberabense, propondo uma nova consciência da interação e entendimento deste público. O projeto é uma parceria da Secretaria de Projetos e Parcerias (SEPPAR) com a OAB Uberaba, CTA – Centro de Testagem e Acolhimento e a Associação LGBT Marco Antônio do Nascimento.
 
Vice-prefeito, João Gilberto Ripposati, destaca que esses espaços são importantes, pois colocam o município na condição de busca pelo diálogo. “Esse diálogo busca o acerto da política pública, que o município pode encaminhar, pode nortear para que a ela venha de encontro a nossa realidade, onde a nossa realidade é a inclusão e o respeito às pessoas”, pontua Ripposati.
 
Participaram da Roda de Conversa: Dra. Camila Alves Rezende, advogada, presidente do Núcleo Jurídico da Diversidade Sexual da OAB Uberaba, Dr. Vitor Guilherme Maluf Curi, médico infectologista Serviço Assistência Especializada e CTA do Programa Municipal de IST-AIDS, e Silvicélia José de Souza, assistente social do CTA.
 
Wender Thiago de Oliveira, presidente da Associação LGBT Marco Antônio do Nascimento, ressalta que cada vez mais está crescendo essa visibilidade do público LGBT na cidade. “Espaços como a Roda de Conversa são importantes, principalmente para as trans e travestis para que elas possam saber dos seus direitos. Para o público gay também é interessante eles virem para saber, pois não vai só falar sobre nome social, mas pode tirar uma dúvida”, aponta Wender. Ele ainda acrescenta que a realização de um evento dentro da Prefeitura mostra que o prefeito e a prefeitura estão abertos as condições novas da sociedade para acolher o diferente.
 
Lucimira Reis Carvalho Pereira, chefe do Departamento de Políticas Públicas e Captação de Recursos para as Organizações da Sociedade Civil – OSC da Seppar coloca que a interação e a promoção destes grupos são um dos trabalhos da Seppar, que também oferece espaço para soluções de desenvolvimento das OSCs. “A principal ideia que a gente tem aqui hoje é estimular uma interação entre o público hétero e o público trans, até para que o público alvo conheça o que é a transexualidade e para acabarmos com alguns mitos sobre todo o trans se associar com a Aids ou todo trans se prostituir”, esclarece Lucimira.
 
Além dos palestrantes, duas pessoas trans deram seus depoimentos e compartilharam suas experiências de vida no evento. A previsão é que outras atividades, como mostras de filmes, saraus e Fóruns sejam realizados durante o ano, ainda sem data específica.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: SEPPAR / PPPs



Voltar