WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

22/06/2017 - Uberaba discute políticas públicas de educação em Pré-Conferência

A Pré-Conferência Municipal de Educação aconteceu em Uberaba com a finalidade de discutir os avanços e desafios para a cidade levando as análises às discussões em nível estadual e nacional, até o primeiro semestre de 2018, quando acontece a Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Fórum Permanente Municipal de Educação, com total respaldo da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Uberaba.


Durante o encontro, foram formados os Grupos de Trabalhos (GTs), de acordo com os oito eixos temáticos direcionados pela Conae. Os estudos e as proposições desses GTs serão submetidos à assembleia e aprovação e apresentados durante a III Conferência Municipal de Educação de Uberaba, que acontece no início de agosto.


O tema da Conae 2018 é “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.


Rubério Santos, vereador presidente da Comissão de Educação da Câmara, evidenciou o trabalho do grupo no acompanhamento das ações para a melhoria da educação em Uberaba. “É uma obrigação nossa participar e apresentar as soluções em plenário para a concepção da educação de qualidade que queremos”, diz.


Silvana Elias, secretária de Educação, elogiou a relação estreita entre a Comissão de Educação com as propostas para o setor e avaliou a Pré-Conferência como a oportunidade de fazer a diferença num momento de desencanto econômico e político do país. “Somente com educação poderemos mudar o cenário de desilusão em que nos encontramos”, complementa.


Para Nilza Consuelo Alves Pinheiro, presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar das discussões pertinentes à melhoria da educação nacional e do seu desenvolvimento. “A Pré-Conferência foi estabelecida para se fazer uma avaliação dos planos decenais, com propostas para a Conae 2018, em nível municipal”, comenta. E ressalta o interesse de 82 pessoas ligadas à educação, que estiveram presentes no encontro, com o intuito de discutir os eixos até o dia 07 de julho, desde a educação infantil até a universidade.


A partir destas análises, como explica a presidente, serão encaminhadas as deliberações para a Câmara Municipal, para acrescentar ao Plano Decenal Municipal de Educação. “Estamos otimistas quanto ao nosso cumprimento do objetivo da Conae, com a proposta de gestão democrática, porém ela se mostrou preocupada com a representatividade de universidades, cursos tecnológicos e do ensino médio, que não compareceram ou houve pouca adesão a esse momento de prospecção da educação de Uberaba como um todo. Estão cedendo a voz e a vez para outras pessoas. Não é um evento do sistema municipal. As discussões englobam todos os níveis da educação”, chama a atenção.

Jornalista Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar