WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/06/2017 - Gremistas de escolas municipais são desafiados a pensar sobre o seu papel como protagonistas

A palestra “Protagonismo Juvenil, um mundo melhor é possível”, com o professor Rodrigo Carvalho, encerrou a tarde com os alunos gremistas de 30 escolas municipais, que receberam certificação da Secretaria de Educação pelo trabalho nos grupos. Com uma abordagem sobre cidadania, democracia, diálogo, respeito e participação, ele seguiu a linha de raciocínio citada pelo prefeito Paulo Piau, pela secretária de Educação Silvana Elias e pelo representante dos Grêmios Estudantis Ryan Victor, sobre mudança de comportamento e responsabilidade sobre o seu papel no mundo. “Não precisa ser super-herói para mudar o mundo. Mudar o mundo é fazer a diferença na vida do outro e qual a minha contribuição para uma escola melhor?”, refletiu.


Silvana Elias destacou a presença de muitas mulheres como presidentes de grêmios, caminho seguido por ela desde a adolescência. “Temos que lutar por fazer a diferença na sociedade. Nossa sociedade está desorganizada, desinteressada, o mundo não está bom não, mas o que eu posso fazer para melhorar a realidade na qual eu estou inserido?”, questiona também!


E na mesma direção Ryan, da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, representando todos os colegas gremistas, disse: “a única coisa que as pessoas não podem fazer por você é a sua parte, se não começar a partir da gente, quem vai fazer?”, também pergunta.


O prefeito Paulo Piau, concordou com as reflexões e incentivou a participação democrática dos alunos nas atividades escolares, no sentido de cobrar, mas também de mostrar o que há de bom dentro da escola e na comunidade em que vivem. Citou ainda Uberaba como destaque na educação estadual, sendo a primeira cidade de Minas Gerais com melhor qualidade de serviço na educação e a 24ª no Brasil. “Apostamos no trabalho de vocês. Começamos em 2013 com apenas 2 grêmios, hoje temos 30. Temos que viver desafios e queremos ser a primeira cidade no ranking brasileiro. O caminho é esse e vocês são peça importante para o futuro da nação brasileira, mas não posso esperar o outro fazer a minha parte”, completa.


Gleicemar Barcelos, da seção de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, coordenadora dos Grêmios Estudantis ressaltou a participação de artistas de Uberaba, com apresentações de música clássica aliando o protagonismo ao acesso à cultura. Além disso, evidenciou a participação em massa de sete atléticas da Uniube, que serão parceiras no projeto, dando referencial diferente para a formação de valores nos estudantes. “Com a liderança positiva, com a compreensão do papel deles na vida escolar e comunitária, eles poderão ter oportunidade e sucesso. Se eles pegarem na mão aquilo que eles desejam de fato, e burilarem de forma construtiva, com essa motivação, o sonho será possível”, finaliza.  


Marcaram presença também o vice-prefeito João Gilberto Ripposati, o secretário de Administração Rodrigo Vieira, Patrícia Tavares representando todos os diretores de escolas municipais e o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Humberto Dutra.

Jornalista Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar