Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

03/06/2017 - Congresso de Educadores da Rede Municipal termina com muito conhecimento e desafios para os professores

Com temas que percorreram diversas áreas dentro da educação como o papel do professor do século XXI, a violência na escola, políticas de educação inclusiva, gestão da sala de aula, pensamento computacional e “Eu escolhi ser Professor”, slogan do XXI Congresso de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, que aconteceu nos dias 01 e 02 de junho, com momentos de muita descontração, reflexão e conhecimento para os professores da rede municipal de ensino.


A promoção do evento foi da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador que proporcionou a cerca de 3 mil educadores infantis e de ensino fundamental, a participação gratuita, com a presença de renomados professores doutores como Gabriel Perissé, Regina Shudo e César Núnes, Teresa Maria Machado Borges, César Nunes, Ailton Aragão.


Sonaly Machado, organizadora do Congresso, afirma que a cada ano a secretaria inova nos formatos, sendo que desta vez, as palestras foram direcionadas aos educadores infantis (no Centro de Eventos da ABCZ) e aos professores de ensino fundamental (no Cine Teatro Vera Cruz). “O grande momento deste ano foi homenagearmos, depois de 21 edições do congresso, os profissionais que fizeram diferença na construção da educação municipal. A homenagem na abertura do Congresso foi a representação da valorização do trabalho consolidado por eles, merecidamente escolhidos e reconhecidos pelos próprios colegas”, comenta. Ela ainda citou a qualidade das palestras que encantaram a maioria da plateia presente.


Para diversos profissionais que participaram do evento, os elogios foram inúmeros, desde relatos de emoção durante as falas quanto de incentivo para fazer diferente dentro da sala de aula, dentre outros. 


As discussões durante os dois dias de evento percorreram falas educativas diversas como a do professor Júlio Furtado: “Família educa, escola educa, escola ensina, família ensina, o que muda é o referencial. Estamos todos no mesmo barco. É necessário unir forças". Para a secretária de Educação, Silvana Elias, o professor Júlio reforça a crença dela de que todos os educadores deixem de lado o discurso das dificuldades, da vitimização, da desvalorização profissional, da ausência da família, dos desafios “para passarmos pra um discurso e prática que apontem soluções, que mostrem as possibilidades da educação, que deixem de lado as vaidades, as verdades absolutas, o medo do novo e das mudanças inevitáveis”. Já Gabriel Perissé, dialogou com os professores sobre as escolhas diárias, como as palavras e as atitudes, bem como a profissão de ser professor.
Silvana finalizou fazendo um convite aos educadores: “Sugiro que ao retornarmos pra escola, depois desses dois dias, na primeira oportunidade deve ser discutida a questão do ‘Ser professor hoje’ , especialmente na rede Municipal, à luz das temáticas tratadas no Congresso Regional de Educadores. Vale a pena também fazer uma avaliação sobre o evento. Valeu a pena?”, indaga.


O XXI Congresso de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba contou com parcerias e apoio da Nutriplus, Codau, Livraria Lemos & Cruz, Rede Orto e Amvale.
 
Jornalista Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub