WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/06/2017 - Congresso de Educadores reúne cerca de 3 mil professores da rede municipal

Palestras de César Nunes e Regina Shudo marcaram o primeiro dia de evento
 
Educadores da rede municipal viveram na noite desta quarta-feira (31 de maio), um momento de reconhecimento do trabalho realizado durante anos de dedicação à profissão.  A homenagem foi na solenidade de abertura do XXI Congresso Regional de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, com o tema “Eu escolhi ser professor”. Os eleitos foram selecionados pelos próprios colegas, com critérios de representatividade e tempo de trabalho na sala de aula.
 
Teresa Maria Machado representando as convidadas de honra, Maria de Lourdes Melo Prais, Maria Élida Silva, Maria Soledade Gomes Borges, Silvana Elias da Silva Pereira, Vânia Maria Resende e Vera Lúcia Rezende Cunha, destacou sobre autoestima do educador. “Tem uma razão efetiva para que sejamos homenageados, temos uma contribuição concreta pra a educação de Uberaba. Nós precisamos criar atitude de apoio às experiências de sucesso”, justifica.
 
A secretária de Educação, Silvana Elias, ressaltou o tema do congresso: “Eu poderia repetir desde os sete anos essa frase, ‘eu escolhi ser professor’, e se pudesse começar tudo novamente eu escolheria ser professora”. E completou falando sobre o papel do educador no contexto da realidade atual, sendo o promotor da esperança de formar novos homens e mulheres, agentes de transformação e intervenção na sociedade para um mundo melhor. Em seguida, a equipe da Secretaria entregou ao prefeito Paulo Piau e ao vice João Gilberto Ripposati um presente representando o olhar deles para a educação de Uberaba: um porta-retrato com fotos simbólicas deles em visita às escolas.
 
O prefeito, por sua vez, agradeceu a todos que ajudam a tecer a educação no município e ressaltou que o sucesso da escola e da construção educacional em Uberaba é fruto da formação do professor, da participação da comunidade que também compartilha as conquistas. “Estamos bem no ranking das 100 melhores cidades, que no quesito educação conseguimos a marca de 25º lugar. Porém, é preciso avançar muito para alcançarmos o exemplo de Piracicaba, o 1º lugar. Na segurança pública também precisamos de muito investimento e a escola é uma das peças mais importantes para a prevenção nesta área”, comentou.
 
Participaram oficialmente do evento o vereador Rubério Santos, presidente da Comissão de Educação da Câmara, a professora Drª. Marisa Borges, presidente do Fórum Permanente de Formação Profissional, Adislau Leite, presidente do Sindemu, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Nilza Consuelo e a primeira-dama Heloísa Piau e a vice-primeira-dama Marilene Ripposati acompanhando o prefeito e o vice.
 
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador e deverá ter a participação de cerca de três mil servidores municipais, durante os dias de evento.
 
O primeiro dia de Congresso foi com auditório lotado nos dois locais: Cine Teatro Vera Cruz e Centro de Eventos da ABCZ, onde no primeiro participaram professores do ensino fundamental e o segundo professores da educação infantil. Regina Shudo, Teresa Maria Machado Borges, César Nunes e Ailton Aragão foram alguns dos nomes que abrilhantaram o evento.
 
Regina Shudo, referência na educação infantil foi aplaudida de pé com a palestra Educação Infantil: os desafios da universalização. Amanhã, a palestra será sobre o perfil profissional do educador infantil.
 
Já o professor César Nunes também foi ovacionado, com o tema o Professor do Século XXI, deixando no ambiente uma sensação de encantamento para os educadores presentes. “O recado que eu deixo a vocês é para que Uberaba seja a cidade da educação e as escolas de Uberaba sejam humanizadas”, seguindo o direcionamento da fala dele sobre a afetividade na profissão.
 
Amanhã (02), continua o Congresso, com palestras ainda de Regina Shudo, Gabriel Perissé (com tema do evento), Júlio Furtado, Helena de Ornelas, Eliana Helena Corrêa, Waleska Dayse Dias e Sérgio Crespo.  
 
Jornalista Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar