WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/05/2017 - Educação promove encontro para discutir sobre gestão democrática com diretores de escolas municipais

Numa vertente de gestão democrática e participativa, a secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, iniciou nesta segunda-feira (29) o projeto Tecendo Gestão, que tem a finalidade de ouvir, primeiramente os diretores das escolas municipais de ensino fundamental, sobre as dificuldades e avanços do primeiro trimestre de gestão e, consequentemente, traçar novos desafios e estratégias para a continuidade do ano letivo.


Uma ação parecida foi realizada no início de 2015, o Fala Educador, quando a secretária ouviu a maioria dos professores da rede e traçou novos caminhos para atender às necessidades das escolas e da comunidade, no que tange a diversos setores como transporte, pedagógico, recursos humanos, entre outros.   


A secretária adjunta de Educação, Mônica Rodrigues e equipe gestora da secretaria apresentaram posicionamentos sobre alguns temas citados pelos diretores. De acordo com Silvana, o encontro foi para ouvir os educadores para propor novas ações, mais democráticas.


A ideia do encontro é de deixar as diretoras das escolas municipais à vontade para falarem sobre as principais angústias enfrentadas no cotidiano do ambiente escolar. “É uma imersão para identificarmos falhas, sugerirmos propostas e projetos, além de nos aproximarmos das gestoras para ouvi-las de coração aberto”, relata Silvana.


Os diretores se reuniram em grupos, de acordo com o tamanho de cada unidade escolar e fizeram uma avaliação e reflexão sobre alguns temas, como tempo integral, jornada ampliada, atendimento à educação inclusiva, dentre outros assuntos pertinentes à Secretaria de Educação.


Ao final da tarde, as principais discussões foram levadas a público e o relatório preenchido pelas gestoras será validado pela Secretaria de Educação, dando norte a novas estratégias e posicionamentos diante das dúvidas e sugestões.


A diretora da Escola Municipal Reis Júnior, Telma Franco Melo, lembra: “A professora Silvana sempre proporciona momentos como esse, de escuta democrática e aprendemos muito, pois vemos que as realidades são parecidas, os problemas são os mesmos. Como nem sempre temos tempo de discutir essas situações entre nós, gestores, esse encontro enriquece a nossa atuação”, pondera.


Eliane Matias, da Escola Municipal Gastão Mesquita, de Ponte Alta, considera o momento importante para dividir as dúvidas e angústias com as colegas que passam pela mesma situação.  “Vemos assim, que nossos problemas são parecidos e que alguém pode ter uma solução melhor para eles. Essa é uma marca da gestão da Silvana, que nos permite reavaliar as nossas ações de uma forma mais integrada. Nunca tivemos essa liberdade antes dela”, comenta.


Na terça (30), o encontro será com as gestoras da educação infantil, a partir das 8h, no Ceta (Univerdecidade).

Jornalista Monica Cussi
Secom

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar