Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Servidor Público

23/05/2017 - Casa do Servidor capacitará gestores municipais em segurança e medicina do trabalho

A Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Semetra) da Casa do Servidor inicia treinamento com gestores municipais em procedimentos de segurança e medicina do trabalho na próxima quinta-feira, dia 25 de maio. Os treinamentos fazem parte dos serviços prestados pela Semetra e serão realizados em todas as repartições municipais de forma continuada.
 
O primeiro treinamento acontecerá na Secretaria Municipal de Saúde, das 13h30 às 15h, para gestores e coordenadores da saúde básica, saúde especializada e saúde mental. Os temas abordados serão sobre acidentes de trabalho, solicitação e utilização de Equipamentos de Proteção Individuais - EPI”s,  Relatórios internos de acidentes de trabalho – RIAT’s  e a Norma Regulamentadora (NR) 32.
 
A NR estabelece as diretrizes para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Também serão discutidos os procedimentos de perícia médicas e o Programa de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA), que visa a saúde dos profissionais, através do reconhecimento das condições de ambiente das atividades de cada setor e os riscos físicos, químicos e biológicos.
 
Lemar Oliveira Júnior, chefe da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho, explica que a capacitação busca trabalhar com os gestores sobre as ações necessárias em caso de um acidente de trabalho e outros procedimentos. “Vamos falar sobre a diferença entre atestado e declaração. Por exemplo, o servidor vai ao médico no horário de trabalho e recebe uma declaração. É uma prova que ele esteve fora do serviço naquele horário e será anexada na folha de ponto. O servidor continuará trabalhando aquele dia normalmente. É diferente do atestado, em que o médico declara que a pessoa não tem condição de ir trabalhar um dia, dois ou mais. São implicações diferentes”, esclarece Lemar.
 
Após o treinamento da Secretaria de Saúde, as próximas a receberem a capacitação são as Secretarias de Educação e a Sesurb. Diretores e diretoras das escolas também atenderão as palestras.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Servidor Público



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub