WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

23/05/2017 - Esporte educacional da rede municipal foi destaque no fim de semana com Festival de Capoeira e de Judô

A Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove, diariamente, com as aulas de educação física e atividades do Tempo Integral e Jornada Ampliada, a promoção do esporte educacional, que tem como finalidade despertar nos alunos, não somente para o gosto pelo esporte como também valores como trabalho em equipe, respeito, entre outros. E o fim de semana foi movimentado para alunos de escolas municipais. No sábado aconteceu na Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes o XXII Festival de Capoeira e Troca de Cordéis, sendo o primeiro dentro da escola.


A secretária Silvana Elias esteve presente e ressaltou a parceria do professor de música Fernando Santana que, a convite do professor Yuri Tadeu (conhecido como Yuri Pé Grande), tocou “Paranauê” no saxofone. Além da capoeira, houve apresentação de dança com alunos da professora Carla Gabriela e apresentação de Ginástica Rítmica, da professora Juliana Benfica. “Estou muito encantada com o trabalho integrando os professores de música e de capoeira. Não há saberes mais importantes, há saberes complementares”, completou Silvana Elias.


O projeto de fazer o primeiro Festival dentro da escola é uma conversa da diretora Ana Lúcia Vieira com os professores, com a finalidade de levar a comunidade do bairro e de localidades vizinhas para participarem da vida escolar.  Ela destacou a Capoeira Escolar com as vertentes encontradas pelo professor Yuri de acordo com a realidade da escola: a Capoeira Kids, a Capoeira Inclusiva e a Capoeira Pedagógica. “Temos alunos cadeirantes e com síndrome de down que participam, bem como as crianças menores, para que o esporte educacional seja acessível a todos”, diz.


A promoção do evento ficou por conta do Centro Cultural Esportivo de Capoeira Aruanda e do Centro Cultural Herança de Escravo, com participação dos alunos do Tempo Integral e Jornada Ampliada. O professor Yuri ficou lisonjeado pela presença de mestres renomados da capoeira de Uberaba, como o Mestre Aranha, do Grupo Tradição, um dos mais antigos da cidade e o Mestre Corisco, do grupo Ascabe, presente em mais de 150 países. Além de ilustres participações como o Mestre Abelha, Mestre Vapor, Mestre Preto, Mestre Zangado e Sub-contramestre Zerão. Neste dia foram batizadas 80 crianças, com público de aproximadamente 250 pessoas.


Já no domingo, no Jockey Centro, aconteceu o 13° Festival de Judô Afrânio de Almeida, promovido por uma academia de Uberaba, com apoio da Funel e supervisão da Liga Uberabense de Judô. Houve grande participação de alunos da rede municipal do, Cemea Abadia, Cemea Boa Vista, E.M Prof. Jose Geraldo Guimarães.


O professor José Carlos Ramos da Silva acompanhou o Festival e agradeceu a confiança da Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE) da Secretaria Municipal de Educação, pelo incentivo ao esporte escolar.


A competição teve a participação de 245 judocas na faixa etária de 4 a 14 anos, pertencentes a varias agremiações como: Judô Oriente, Academia Pinti, Projeto Adolfo Fritz e equipes de outras cidades. De acordo com o professor José Carlos, houve participação de alunos da rede municipal, sendo que a equipe da Escola Municipal Prof. José Geraldo Guimarães/Pacaembu, foi a grande campeã. O Projeto Caminho da Vitória, da cidade de Planura, ganhou o 2º lugar e em 3° lugar, a Academia Pinti de Uberaba.

Jorn. Monica Cussi
Secom PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar