WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/05/2017 - Educação de Jovens e Adultos apresenta trabalho relativo ao empreendedorismo

Proposta do Caeja é trabalhar sustentabilidade, empreendedorismo e informática
 
Alunos do módulo III do Centro de Atendimento ao Educando Jovem e Adulto (Caeja), realizaram atividade de produção do Mural do Empreendedorismo - Estudo sobre o comportamento empreendedor: abrindo perspectivas, discutindo possibilidades, resultante da discussão inicial sobre as dez Características do Comportamento Empreendedor (CCEs), proposto pelo professor de história, Eduardo de Moraes Andrade.


Para o professor, o grande desafio do professor na sala de aula é aproximar os alunos dos conteúdos que compõem a grade curricular de ensino, não muito diferente para as turmas de Jovens e Adultos.


A produção do “Mural do Empreendedorismo” visa articular os conteúdos aplicados em sala de aula com valores que compõem a própria realidade dos alunos. O mural é um trabalho imperado pela criatividade dos alunos, municiados por sua própria percepção da realidade e demonstração do aprendizado em sala de aula.


O professor Eduardo afirma que a estratégia era relacionar o empreendedorismo à história e ao comportamento, bem como introduzir as perspectivas do conceito de empreendedorismo e discutir a experiência com os alunos, refletindo sobre as possibilidades na realidade cotidiana.


Os resultados foram positivos, na visão do professor, percebendo o protagonismo dos alunos no envolvimento das atividades; desenvolvimento do conceito de reutilização de materiais para confecção do Mural; aplicação da criatividade e do empreendedorismo. “Iniciou-se um trabalho que visa inserir nas aulas cotidianas, uma perspectiva mais prática com vistas a aproximar a realidade do aluno aos conteúdos estudados”.


Helione Dias, chefe da seção EJA da Secretaria Municipal de Educação, considera importante não somente o trabalho do professor Eduardo, mas de outros profissionais que incentivam a reinserção desses alunos na escola e os preparam para o mercado de trabalho, como vem sendo enfatizado na nova proposta da Educação de Jovens e Adultos com o CAEJA.


O Caeja contempla aos alunos a acelera o aprendizado do ensino regular, com uma linhagem diferente, em formato mais prazeroso, pautado na sustentabilidade, empreendedorismo e informática.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar