WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/05/2017 - Projeto Faça sua escolha faz sucesso na mudança de atitude para os alunos da rede municipal

“Faça sua escolha” é o nome do projeto desenvolvido em escolas da rede municipal, beneficiando alunos do 6º ao 9º ano, promovido pelo Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar (Semed), como ação do Programa Saúde na Escola.
 
O objetivo é estimular o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis nos alunos, promovendo a construção do conhecimento crítico através das escolhas diante de opções de lanches realizados no contraturno. Mariana Pangoni, chefe do departamento considera o projeto uma ferramenta para sensibilizar os alunos quanto aos benefícios de alimentos mais benéficos á saúde.
 
O projeto é desenvolvido nas 34 escolas da rede municipal, com oficinas dentro das salas de aula de cada unidade escolar, nas datas previamente agendadas junto aos gestores escolares.
 
As nutricionistas Márcia Gabriela, Mariana Gangara e Sara se revezam em três oficinas:
“Lanches saudáveis” - consiste em atividade de comparação dos lanches realizados por eles em seu dia a dia com novas propostas apresentadas pelo nutricionista. De acordo com Márcia, os alunos montam lanches consumidos frequentemente por eles e depois fazem melhores escolhas para um lanche saudável.
 
“Mitos e verdades de uma alimentação saudável” - é o nome de outra oficina, que trabalha com a desmitificação sobre os alimentos, através de um jogo interativo, contribuindo para o desenvolvimento de um posicionamento crítico diante dos temas abordados, utilizando frases como “Alimentos diet e light são alimentos só para diabéticos” ou “Ficar de jejum emagrece”. Nesta abordagem, os alunos escolhem o que é mito ou verdade, como informa a nutricionista.
 
A terceira oficina é “Vamos desvendar a rotulagem dos alimentos”, que incentiva os alunos para uma leitura de rótulos de processados de forma correta e ainda, despertar a comparação destes alimentos com alimentos integrais e in natura. Além disso, os alunos conseguem fazer comparações de calorias, carboidratos, gorduras totais, entre outros contidos nos alimentos.
 
Mariana Pangoni faz um registro positivo do projeto nas escolas, quando as crianças acabam se conscientizando sobre a importância da boa alimentação. Para ela, a aceitação das crianças e adolescentes com as sugestões da nutricionista é o que mais credibiliza o projeto, promovendo assim mudanças de atitudes na escola, levando para os pais e a comunidade o conhecimento prático.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom - PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar