WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

10/05/2017 - Arquivo Público de Uberaba presta atendimento a diversas cidades da região

A exemplo da visita na semana passada da equipe de um município vizinho, formada por Maria Helena Cruz de Mello, supervisora de Cultura e Romecarlos Costa Nunes, historiador e chefe do setor de Paleontologia da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Prata, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, atende diversas demandas de cidades da região, sendo considerado um dos mais bem estruturados arquivos do interior de Minas.


De acordo com o historiador João Eurípedes de Araújo, quando cidades vizinhas necessitam de pesquisa histórica aprofundada, o Arquivo Público de Minas Gerais indica Uberaba como referência, tendo potencial para assessorar a implantação de um arquivo nas cidades ou subsidiar pesquisas, por exemplo.


O objetivo da visita foi conhecer o acervo e as instalações do Arquivo Público com a finalidade de desenvolver pesquisas referentes à Prata. Orientados por Raquel Blancato, formada em Administração Pública, os visitantes conheceram o organograma da instituição e toda a estrutura, bem como a forma em que os documentos estão arquivados e acondicionados.


Toda a equipe da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba recebeu os visitantes, apresentando fontes de pesquisa relativas ao município de Prata.


Acervo – O Arquivo Público de Uberaba, agora Superintendência, existe desde 1986 e o mais antigo documento registrado é o Translado de Cesmaria, datado de 1799 (século XVIII). O acervo conta também com documentos como inventários, de 1815 e processos criminais de 1839. Até registros relativos ao período da escravidão existem no local. São documentos diversos do Legislativo, Executivo, Judiciário, doação de particulares, entrevistas e hemeroteca, que conta com mais de 2 mil encadernados.


A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba está disponível para visitas e para maiores informações, o contato pode ser feito pelo número 3312-4315 ou pelo e-mail arquivouberaba@yahoo.com.br.

Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar