WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

10/05/2017 - PMU e Justiça Eleitoral promovem ações de inclusão da pessoa com deficiência em maio

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, trabalha em conjunto com a Justiça Eleitoral no município para conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência. Do dia 23 a 26 de maio, acontece a Semana da Inclusão, no Instituto de Cegos do Brasil Central, para atender pessoas com deficiência e familiares no recadastramento biométrico. O horário de atendimento será das 10h às 16h. Apenas Uberaba, Betim e Contagem contam com este projeto de cadastramento itinerante em Minas Gerais.
 
Segundo Thelma Prado, chefe de cartório, a proposta é atender todos os eleitores com qualquer tipo de deficiência num local apropriado, destinado a eles para facilitar o acesso à Justiça Eleitoral. “No TRE, a pessoa com deficiência é prioridade, mas numa fila de prioridades, como gestantes, idosos, entre outros. Há outras 50 prioridades ali também. Na Semana da Inclusão, teremos um local amplo, com acessibilidade para atender apenas essas pessoas e seus acompanhantes”, explica Thelma.
 
Ercileide Laurinda da Silva, chefe de seção de Apoio à Pessoa com Deficiência, pontua a importância deste tipo de ação para mostrar para a pessoa com deficiência que elas também têm direito ao voto. “Este é o momento delas exercerem esse direito. Por meio da Seds, pretendemos apoiar na questão do transporte  para essas pessoas chegarem até o local e lá elas fazerem o cadastro e até mesmo um novo título”, complementa Ercileide.
 
Outra ação neste mês de maio é a abertura do projeto Família Inclusiva, dia 11 maio, no Anfiteatro “Mário Pimenta Camargo”, no Centro Administrativo “Jornalista Ataliba Guaritá Neto”, das 08h às 11h. É uma extensão do projeto Portas Abertas, que aconteceu ao longo de 2016. Gabrielle de Palvas Andrade, chefe de departamento de Proteção Social Básica, explica que o objetivo do projeto é conscientizar as famílias e pessoas que têm deficiência, sobre seus direitos e a inclusão, além de favorecer a troca de experiências e promover uma reflexão sobre atitudes de enfrentamento e gerenciamento das dificuldades cotidianas enfrentadas por pessoas que lidam com o portador de alguma deficiência.
 
Fora a parceria com a Justiça Eleitoral, o projeto vai contar com participação do INSS. “Fechamos com o INSS, onde eles vão falar sobre o projeto de readaptação das pessoas que tiveram alguma doença com sequelas e não conseguem mais exercer sua profissão de origem. O INSS está fazendo uma parceria com o Senai, com as próprias faculdades, para bancar cursos profissionalizantes e até faculdades para readaptar essas pessoas para outras profissões”, esclarece Gabrielle.
 
O próximo encontro irá ocorrer no CRAS Tutunas, dia 08 de junho, seguido dos encontros na Adefu, na Escola para Surdos Dulce de Oliveira, no CRAS Boa Vista, no CRAS Abadia e na UAI.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar