WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

28/04/2017 - Uberaba apresenta nova interface dos UCAs e torna-se pioneira no País na reinvenção do equipamento

Sem necessidade de grandes investimentos, o resgate da ferramenta acrescentará para a educação de qualidade no município

 
 
A manhã começou com muita emoção na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, com a primeira aula para apresentação da nova configuração dos UCAs (Um Computador por Aluno), para alunos da turma do 1º ano. Os computadores que, no Brasil, eram considerados inúteis por falta de funcionalidade pedagógica, retornaram ao uso nas escolas municipais de Uberaba, depois de uma readequação feita pelo Departamento de Tecnologia e Informática Educacional (Detic), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ideia é usar o recurso sem uso de internet e com muita atratividade, principalmente para os alunos.
 
A nova interface dos laptops educacionais contem um sistema operacional e objetos de aprendizagem de fácil acesso, contando com a ajuda dos professores de informática. Roberta Domingues da informática aproveitou o conteúdo da aula de matemática da professora regente Maria Cristina e o adequou à utilização do computador. Maria Cristina considerou ser uma ferramenta multidisciplinar, que poderá ajudar na absorção do conhecimento.
 
Luiz Henrique Araújo, chefe do Detic, considera o projeto pioneiro no país, pois os UCAs estão obsoletos em quase todos os municípios que os adquiriram em meados de 2011. Para ele, é um verdadeiro projeto de inclusão, abrangendo, em breve, programas direcionados a alunos com deficiência. “Inicialmente, teremos 3.500 computadores readequados com cartões de 16G, atendendo inclusive aos Cemeis que quiserem aderir a essa experiência”, diz.
 
A pedagoga Juliana dos Santos Borges, o professor de Informática e principal idealizador da nova inteface, Paulo Henrique de Sousa, o chefe da seção de Informática Educacional, Luciano Garcia de Oliveira, o analista Rodrigo Paniago, o professor Samuel Barbosa e o estagiário aluno do IFTM, Aracel Sidney compõem a equipe de colaboradores para a intervenção técnica e educacional nos equipamentos.
 
O laptop atenderá não somente aos alunos, com um layout mais convidativo e dinâmico, mas também aos professores, pois eles farão uso apenas de um sistema (Linux 5.0), já conhecido nos laboratórios de informática das escolas, facilitando assim o trabalho dos educadores.
 
O novo laptop educacional foi testado e aprovado pelos técnicos e professores e contém recursos como webcam e microfone, além de cartões de memória que suportam a atual interface. Cada escola adotará uma dinâmica de utilização dos computadores. Na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, os alunos vão até o armário onde os equipamentos ficam armazenados e eles mesmos levam para a sala, abrem e ligam, sob a orientação da professora.
 
A diretora da unidade, Edina Chimango falou da importância dessa experiência piloto e de como é gratificante poder chegar ao fim do dia tendo transformado a vida dos alunos de alguma forma. “Nós temos mais de 500 alunos na escola que vêm de diversos bairros e que, muitas vezes, não tem oportunidade de participar de momentos como esse. Estamos muito felizes e agradecidos”, completa.
 
A secretária de Educação, Silvana Elias, relembrou o educador Anísio Teixeira, o qual tem o nome na escola e sonhava com o Tempo Integral, para que o aluno encontrasse uma escola com uma estrutura melhor e com uma formação mais plural, para formar cidadãos mais preparados. “E essa é a lógica que trazemos para a educação com as novas tecnologias”, considera. Emocionada, ela vislumbra esse trabalho sendo multiplicado nas escolas municipais.
 
O vice-prefeito João Gilberto Ripposati, representando o prefeito Paulo Piau, ficou feliz em participar do evento de apresentação dos UCAs, ressaltando o direcionamento não só de inclusão, como de cidadania. “Quando vemos uma ação dessas, vemos que vale a pena estar na política, lutando contra todas as adversidades. A educação faz a diferença na vida das pessoas e me sinto privilegiado em ver que os educadores dão sentido a isso quando apresentam um projeto como esse e o colocam em prática”, diz. Estiveram presentes também o vereador Cleomar Barbeirinho e representante do vereador Fernando Mendes. 
 
O professor de matemática e líder comunitário do bairro, Alan Damas, agradeceu ao prefeito Paulo Piau e à secretária Silvana Elias por proporcionarem um marco para a educação municipal. “A teoria é ótima, mas quando vemos na prática, é melhor ainda”, finaliza.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU 27-04-2017

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar