WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/04/2017 - Semed capacita gestores para a execução de recursos financeiros

As 71 unidades de ensino da Rede Municipal foram convidadas a participarem, nesta quarta-feira (26), do treinamento e entrega do manual dos recursos do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O vice-prefeito João Gilberto Ripposati, representando o prefeito Paulo Piau, Silvana Elias, secretária de Educação, Rodrigo Vieira, secretário de Administração e o presidente da Associação dos Gestores Educacionais Municipais de Uberaba, Prof. Carlos Cezar Gonzaga, também estavam presentes na solenidade.

 
O PDDE é um programa federal implantado pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esses recursos podem ser utilizados pelas Unidades Escolares para aquisição de materiais de uso permanente, manutenção, adaptação, conservação e pequenos reparos, aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola, capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação, implementação de projetos pedagógicos e desenvolvimento de atividades educacionais.
 
Já o PMDDE, instituído pela Lei Municipal nº 10.833, de 23 de outubro de 2009, objetiva a liberação de recursos financeiros para manter, reparar e melhorar a infraestrutura física e pedagógica escolar, reforçar a autogestão nos planos financeiro, administrativo e didático e contribuir para a elevação dos índices de desempenho da educação básica.
 
Segundo Elis Regina, diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, o objetivo do evento foi de orientar, da melhor forma possível, como esses recursos podem ser utilizados. “A equipe elaborou todas essas instruções para auxiliar os gestores, desde as aquisições até a prestação de contas”, explica.
 
“A padronização leva para a qualidade. A ideia do encontro foi fantástica, pois assim facilita o entendimento de todos do grupo em prol desses recursos. Temos que ser gestores talento”, comenta o Presidente da Associação dos Gestores Educacionais Municipais de Uberaba, professor Carlos Cezar Gonzaga.
 
A secretária de Educação, Silvana Elias, aproveitou a deixa da palestra do professor doutor Breynner Ricardo Oliveira, da UFOP, que abriu o Curso de Gestores na noite anterior e falou sobre a importância do gestor escolar estar ciente das suas funções administrativas, pois ele é responsável pela infraestrutura, pelas relações interpessoais, pelo pedagógico e pelas pessoas. “Enquanto testemunhas e educadores, precisamos pensar que tipo de exemplo nós estamos dando a esse país, em relação à lisura, à transparência, à seriedade, à aplicação dos recursos, ao rigor na aplicação dos recursos. Como diz o professor Breynner, nós somos o pouco de referência para a comunidade”, afirma.
 
Para o vice-prefeito João Gilberto Ripposati, o evento foi de fundamental importância para os gestores municipais. “Com as diretrizes apresentadas, eles estão amparados, visto essa visão de dar condição para que os gestores tenham mais segurança para fazer uma gestão eficiente. Estou aqui na condição de vice para somar! Eu vim para esse projeto para dar resultado”, diz.
 
Jorn. Camila Paiva
Semed/PMU​

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar