WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/04/2017 - Rede municipal lança curso para gestores e já prospecta novidades em parceria com a UFOP

A noite de terça-feira foi marcada pelo início do Curso para Gestores da rede municipal. A aula inaugural com o professor doutor em educação, Breynner Ricardo de Oliveira, coordenador geral do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), lotou o auditório da PMU, com a presença de diretores, vice-diretores, professores, assessores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), representantes do Fórum Permanente Municipal de Educação de Uberaba (FPMEU) e a chefe da seção de Formação Profissional da Semed, Sonaly Machado, responsável pelo evento.


O curso é promovido pela Casa do Educador e o objetivo é preparar os gestores para os desafios da atualidade. Com o tema “Gestão Escolar: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea”, o professor explicou detalhadamente os desafios tangíveis e intangíveis vividos pelos gestores dentro do espaço escolar.


A gestão democrática, como ele explicou, depende de diversos fatores como entender a escola como instituição multidimensional e compreender todas as situações e suas implicações no contexto escolar. “As escolas são referências territoriais e afetivas e a gestão democrática necessita de diálogo interno e com o entorno. A gestão é um desafio, mas é preciso que estejamos inteiros nesse processo”, diz.


Para a secretária de Educação Silvana Elias, a educação só terá mudanças quando os diretores das escolas tiverem mais preparados para enfrentar os desafios da contemporaneidade, pois são eles que comandam as equipes e têm coragem para acreditar no sonho possível. Ela considera que o curso foi pensado para resgatar o trabalho da Formação Profissional, com pessoas responsáveis pela atividade que abraçaram. “Precisamos tecer uma educação de qualidade, pautada no cidadão do agora. Não gosto da expressão cidadão do futuro, temos que fazer agora para que, no futuro, tenhamos homens e mulheres de bem e de caráter que passaram pelas nossas escolas”, completa.


Silvana ainda fez um pedido ao professor Breynner para trazer os cursos da EFOP para Uberaba, o que já está sendo avaliado e prospectado com a Semed, de acordo com ele. O professor ainda ressaltou a parceria entre a Semed e a UFOP que, pela primeira vez, formou e finalizou uma turma de Especialização em Gestão Escolar por meio do Departamento de Formação Profissional /Polo UAB Uberaba.


Ao se referir à educação municipal em Uberaba, o professor Breynner elogiou: “é difícil encontrar municípios que têm um sistema municipal de educação como aqui. Sintam-se felizes em participarem deste processo”.


Até dezembro de 2017, os gestores educacionais serão subdivididos em três turmas e terão aulas sobre processos democráticos e gestão, sempre às terças-feiras. 
 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar