WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/04/2017 - Aulão apresentará nova interface dos laptops educacionais

Sem necessidade de grandes investimentos, a ferramenta está mais atrativa e funcional para fomentar a educação de qualidade no município

Nesta quinta-feira, às 8h30, os alunos da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira participarão de um aulão simbólico para a apresentação da nova interface dos laptops educacionais (UCA´s), revitalizados e transformados em uma ferramenta tecnológica funcional, com um novo sistema operacional e objetos de aprendizagem. Matéria como matemática, história, geografia e português poderão ser muito mais divertidas.


A ideia, como conta o chefe do Departamento de Tecnologia e Informática Educacional (Detic), Luiz Henrique Araujo é apresentar outra visão de como utilizar os computadores de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e das matrizes curriculares. “Este objeto estava parado, não somente em Uberaba, mas em todos os municípios que os receberam. O projeto já foi dado como 'morto'. Agora, seremos pioneiros na inovação de funcionamento do equipamento, que conta com 3.500 cartões de 16G”, dispara.


Para realizar esta etapa de reutilização dos laptops, Luiz contou com a experiência e colaboração da pedagoga Juliana dos Santos Borges, do professor de Informática e principal idealizador da nova Inteface, Paulo Henrique de Sousa, além do chefe da seção de Informática Educacional, Luciano Garcia de Oliveira, além do analista Rodrigo Paniago e antigos colaboradores do Detic.


Juliana explica que o computador atenderá não somente aos alunos, com um layout mais convidativo e dinâmico, mas também aos professores, pois farão uso apenas um sistema (Linux 5.0), já também conhecido nos laboratórios de informática das escolas, facilitando assim o trabalho dos educadores.


Em parceria com a Casa do Educador, os professores de informática receberão cursos para aplicar melhor a nova interface, promovendo a interdisciplinaridade. “É necessário que ele entenda que os jogos são educacionais e como ele poderá operar o sistema de acordo com cada conteúdo, planejando aulas com uma nova ferramenta”, diz Luiz.


Um dos pontos importantes do moderno computador é a não utilização da internet para a prática das atividades. “Computador não é só internet e precisamos mostrar isso aos professores e aos alunos. Apresentar a eles o que podem fazer com o recurso da máquina, pois o uso da internet limita essa visão pedagógica”, completa Juliana dos Santos.


O novo laptop educacional foi testado e aprovado pelos técnicos e professores e contém recursos como webcam e microfone, além de cartões de memória que suportam a atual interface. Um exemplo de atividade possível de ser aplicada, citada por Luiz Henrique, é um ditado gravado por um aluno e depois o próprio identificar os erros. “É uma ferramenta de inclusão digital, e disponibilizaremos para todas as unidades escolares que quiserem trabalhar com ela, até mesmo para alunos da Educação de Jovens e Adultos, muitas vezes desprovidos de contato com a tecnologia”, afirma ele.


As unidades da rede municipal de ensino contam com laboratórios de informática e mesas pedagógicas que também poderão ser utilizados concomitantemente com os laptops. Luiz garante não ser um computador de última geração, mas é uma ferramenta muito promissora para a educação, sem grande investimento financeiro e de alto impacto para o ensino-aprendizagem.

Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar