WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/04/2017 - Alunos da rede municipal simulam júri no Fórum Melo Viana nesta quarta-feira

Ação faz parte do projeto Conhecendo o Judiciário, da Semed
 
O projeto Conhecendo o Judiciário estará retomando as atividades nesta quarta-feira (19), a partir das 14h, no Fórum Melo Viana. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o juiz diretor do Fórum Fabiano Rubinger, com o intuito de levar conhecimento a alunos da rede municipal de ensino, para que conheçam os processos do Judiciário.
 
A assessora da Semed, Ana Sbrissa, acompanha os alunos desde 2016, no início do projeto e garante que neste ano, três escolas estarão participando com alunos gremistas eleitos recentemente e professores orientadores novatos. Os alunos participantes são das escolas municipais Professora Olga de Oliveira, Boa Vista e Professor José Macciotti.
 
De acordo com Ana, o Juiz e equipe preparam uma apresentação sobre os Três Poderes e depois os alunos fazem uma visita guiada ao Fórum, recebendo explicações sobre cada processo. Ao final da visita, há a simulação de um julgamento, onde os alunos se passam por advogados, juízes e jurados.
 
“Neste momento, fazemos também um trabalho socioeducativo, onde os alunos em formação de personalidade e caráter se deparam com situações de um tribunal e tomam consciência da importância dos valores como ética e responsabilidade”, revela.
 
Ela ainda indica que o juiz Fabiano tem uma conversa com os alunos, permitindo diversas perguntas, que termina em um rico bate-papo. Ana conta que, ao chegar na escola, os alunos participantes se tornam multiplicadores de informações, com a cartilha que recebem, podem repassar o conhecimento. “Muitas vezes, nossos alunos nunca terão oportunidade de estar tão próximo a uma autoridade e este encontro muda a visão de mundo para eles”, finaliza.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar