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Educação e Cultura

13/04/2017 - Semed participa de Fórum Estadual para discussão de políticas públicas de educação

Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram, na semana passada em Belo Horizonte, para conferir o ciclo de palestras do 25º Fórum Estadual da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do qual participaram cerca de 600 dirigentes municipais de Minas Gerais. O primeiro encontro foi para que os novos secretários de educação tomassem conhecimento sobre o papel deles na gestão da educação pública. Mônica Rodrigues do Nascimento e Maria Inez De Martino Prata, a secretária adjunta de Educação e a diretora de Ensino da Semed, respectivamente, representaram a secretária Silvana Elias.


O evento teve uma extensa programação com discussões diversas sobre Projetos e Parcerias do MEC com os municípios, A Nova Política do Mais Educação, Pnaic, Ética e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho, entre outros, com a presença de diversas autoridades.


Maria Inez considera que uma das grandes colaborações do Fórum foram as explanações sobre gestão, sobre as avaliações externas e a Base Nacional Curricular Comum. “O material do Fórum foi muito rico e é importante ressaltar um dos assuntos sobre a divisão da responsabilidade com o Estado no ensino fundamental. Infelizmente estamos tendo uma dificuldade, como se só o município tivesse esse dever”, comenta.


Durante o evento, também foi lançada mais uma versão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), um documento democrático que vai unificar o direito de aprender e servirá de base para as propostas das escolas. A terceira e definitiva versão do texto será apresentada no dia 12 de dezembro, pelo Ministério da Educação. “A BNCC vai trabalhar com 20 metas específicas e será a base de organização dos planos municipais, estaduais e federais de educação.


Outra discussão que interessou às gestoras participantes foi sobre o Pnaic (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa), que terá mudanças significativas para consolidar a alfabetização e letramento até o segundo ano escolar, meta brasileira até 2022, conforme exigência do MEC. “Chegamos cheias de ideias e conhecimento, para serem aplicados dentro dos nossos projetos e ações de gestão pública municipal para a educação”, finaliza.

Jorn. Monica Cussi
Secom PMU 

 
 
 

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