WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/04/2017 - PSE divulga os resultados das ações desenvolvidas no último ano

24 mil alunos da Rede Municipal participaram das ações de promoção à alimentação saudável e mais de mil alunos atendidos nos consultórios oftalmológicos, com 500 óculos entregues.


Na manhã desta terça-feira (04), mais de 140 pessoas acompanharam a divulgação dos dados obtidos por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento aconteceu no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, e contou com a presença dos gestores das unidades escolares, técnicos da saúde e comunidade. Na oportunidade, foram entregues duas balanças antropométricas, simbolicamente representando os equipamentos já entregues nas 69 unidades escolares por meio do PSE.


O PSE é um programa intersetorial que, na esfera federal, envolve os Ministérios da Educação e da Saúde e, da mesma forma, em nível municipal, as secretarias da Educação e Saúde. Um trabalho conjunto que, além da atuação das secretarias, conta com o apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e da Superintendência Regional de Ensino e a parceria com a Universidade de Uberaba e a Faculdade de Talentos Humanos.


A nutricionista da Secretaria de Saúde, Graziela Feliciano e a professora da Secretaria de Educação, Eliete Rodrigues, explicaram as ações educativas e ilustraram os dados do PSE, em 2016. As responsáveis pelos consultórios itinerantes, Andreza Félix e Patrícia Dias, mostraram como é o interior dos contêineres e como são realizadas as consultas oftalmológicas e odontológicas.


No ano passado (2016), mais de 24 mil alunos da Rede Municipal participaram das ações de promoção à alimentação saudável, como por exemplo, teatros e músicas informativas para os menores, palestras e dinâmicas para os jovens e adolescentes. Todos os alunos do 6º ao 9º ano participaram da sensibilização sobre prevenção de tabaco, álcool e outras drogas, atingindo cerca de 6.228 alunos. Foram 76 horas de capacitação destinada aos profissionais envolvidos diretamente ao Programa, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento e atendimento de forma preventiva a saúde dos educandos. Mais de mil alunos atendidos nos consultórios oftalmológicos, cerca de 500 óculos entregues.


Segundo a secretária de Educação, Silvana Elias, quando ela assumiu o cargo, na gestão passada, esse programa estava muito adormecido. “Nós resgatamos esse programa. Saúde e Educação juntas e a boniteza se deve ao trabalho junto com a academia, nossos grandes parceiros. E claro, agradecer à equipe do GTI e mencionar o Frederico Nóbrega, que foi um baluarte no passado, e trouxe para nós um vigor muito grande, porque a nossa intersetoriedade ainda é muito precária. Nós temos dificuldade em trabalhar de forma integrada. Nós brasileiros somos levados a conhecer o homem de uma forma muito fragmentada. O homem é saúde, o homem é simbológico, o homem é emocional, o homem é físico”, afirma Silvana.


Para o Prefeito, Paulo Piau, tudo tem que ser aproveitado, ao máximo, em prol da cidade, inclusive o potencial das instituições. “Nossa comunidade precisa crescer, desenvolver, ter pessoas que se preocupem com a comunidade. Essa linha de confiança é que a gente vai poder enxergar no nosso cidadão, fazendo, a cada dia, uma mente mais aberta; cada dia mais criativo; cada vez mais crítico da situação, mas dentro de um modelo construtivo”, disse Piau.


No total, 14 pessoas compõem o Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa, entre técnicos, nutricionistas, enfermeiros e dentistas, das secretarias de Saúde e Educação, Superintendência Regional de Ensino e Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Eles são os responsáveis por planejar, acompanhar e executar ações, nas escolas públicas, dentro dos três componentes do PSE: a) Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos; b) Avaliação da Saúde Ocular, da Situação Vacinal, da Saúde Bucal e Antropométrica; c) Formação de profissionais para trabalhar com as temáticas.


Jorn. Camila Paiva

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar