WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/04/2017 - Programa Saúde na Escola: equipe apresenta resultados e faz entrega de balança antropométrica

A Prefeitura de Uberaba, por meio das secretarias de Educação e Saúde, realizam nesta terça-feira (04), a partir das 8h, no Anfiteatro da PMU, a entrega simbólica da balança antropométrica e apresenta os dados relativos ao Programa Saúde na Escola, com o lema “Tecendo os caminhos da integração”. O trabalho é realizado em conjunto com a Superintendência Regional de Ensino e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.


Eliete Rodrigues Pereira, responsável pelo PSE na Secretaria de Educação, apresentará os dados relativos às ações do programa na rede pública municipal de ensino.  As ações educativas envolvem consultas oftalmológicas e odontológicas que são oferecidas aos alunos. Outra atividade do PSE é a avaliação antropométrica dos alunos, que são realizados nas escolas municipais e estaduais. Por isso, como informa Eliete, o programa adquiriu, com recursos próprios, balanças para avaliação antropométrica, que será entregue neste evento simbolicamente. “Hoje, todas as escolas municipais e cemeis possuem estes equipamentos já entregues para todas as unidades”, diz.


A gestão do programa é feita pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) composto por técnicos das secretarias de Educação e Saúde, Superintendência Regional de Ensino e UFTM. Parceiros no desenvolvimento das ações são Uniube e UFTM. O GTI apresentará os dados desses 3 componentes: avaliação da saúde, promoção da saúde e formação de profissionais.


O PSE é um programa intersetorial que na esfera Federal envolve os Ministérios da Educação e da Saúde e em nível municipal para sua implantação envolve ambas as secretarias correspondentes.


Nesse programa acontecem várias ações como avaliação da saúde do escolar (acuidade visual, saúde bucal, antropometria, verificação do cartão de vacinas e levantamento de doenças e agravos); Promoção da saúde com os temas: Cultura da Paz e Direitos Humanos, direitos sexuais e reprodutivos, prevenção de álcool, tabaco e outras drogas, práticas corporais e saúde mental; e também, a formação de profissionais da educação e saúde para trabalhar as temáticas.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar