WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/03/2017 - Conselho de Alimentação Escolar toma posse e enfatiza a importância da merenda de qualidade que Uberaba oferece

O prefeito Paulo Piau e a secretária de Educação Silvana Elias empossaram os representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), para a execução do Programa de Alimentação Escolar, na Rede Municipal. Dois professores, dois pais de alunos, duas pessoas da sociedade civil, um indicado pela Secretaria de Educação e seus respectivos suplentes assinaram o documento para assumir o papel de fiscalizadores e incentivadores da oferta da merenda escolar nas unidades municipais e terceirizadas. Os membros eleitos terão um mandato de quatro anos, podendo ser reeleitos de acordo com a indicação dos seus segmentos. Os atuais membros já reeleitos encerram seus mandatos em abril de 2017.

A exigência de constituição do CAE pelos estados, municípios e DF, em 1994, ano que iniciou o processo de descentralização dos recursos para a execução do PNAE, representou uma grande conquista no âmbito deste Programa, pois é considerado um instrumento de controle social. Ele é responsável por acompanhar e monitorar os recursos federais repassados pelo FNDE para a alimentação escolar e garantir boas práticas de sanitárias e de higiene dos alimentos ofertados nas escolas.

No município de Uberaba, a alimentação escolar é uma prioridade do prefeito Paulo Piau que, mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas, mantém a oferta do benefício, que é terceirizado à empresa Nutriplus e tem dado resultados positivos.

A presidente do CAE, Maria Abadia Vieira, afirma que o Conselho é um termômetro do que é realizado no município de Uberaba, pois a alimentação escolar garante que as crianças cheguem no ensino fundamental com saúde. Ela pontuou o empenho do prefeito em manter a empresa Nutriplus. “A alimentação é feita na hora e se falta um cozinheiro, a empresa se habilita em fazer essa reposição e a refeição das crianças não fica comprometida”, conta.

Ela citou também a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, no programa Agricultura Familiar, que obrigatoriamente teria que comprar 30% dos alimentos utilizados na merenda dos pequenos agricultores e esse índice chega a 47%.

O vice-presidente do CAE, empresário Donaldo Santos Júnior, agradeceu o empenho do gestor municipal. “Nós fazemos nossa cidade crescer quando todos unidos compartilham da responsabilidade de fazer melhor para os nossos filhos e as nossas crianças”, ressalta.

A secretária de Educação Silvana Elias afirmou que o departamento de Alimentação e Nutrição Escolar tem grande importância na condução da merenda nas escolas municipais e conta com parcerias de universidades como a UFTM e IFTM. “Quando eu sei que a criança de quatro anos da escola do bairro rural Santa Fé tem o mesmo cardápio de uma criança do centro da cidade, isso me dá uma felicidade grande, ainda mais quando os pais dizem que na casa deles não tem as frutas que os filhos comem na escola”, diz.
 
Para ela, a educação alimentar é parte de um processo que provavelmente vai promover hábitos alimentares mais saudáveis nesta geração de crianças e adolescentes. “Mesmo nessa crise sofrida, o prefeito Paulo Piau faz esse exercício para cumprir com uma educação de qualidade”.
 
Piau ressaltou que a criação e execução de um conselho fortalece a democracia e no caso do CAE, ele afirma que a alimentação de qualidade e balanceada é mais um benefício para as famílias de baixa renda. “Além disso, temos a agricultura familiar, que contribui para nivelar a renda das famílias, com um mercado garantido, sem necessidade de passar pelo processo licitatório. Assim estamos fortalecendo a sociedade como um todo”, pontua.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar