WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/03/2017 - Representantes de Ituiutaba buscam experiências em educação inclusiva em Uberaba

Representantes da Secretaria de Educação de Ituiutaba vieram nesta terça (28), conhecer o trabalho realizado pelo Departamento de Educação Inclusiva em Uberaba. Elas visitaram durante todo o dia o Centro de Referência em Educação Inclusiva “Paulo Antônio Pável” (Crei) e também os projetos realizados, como o projeto Labor, que acontece em parceria com o Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC). Uberaba é cidade polo em educação inclusiva.
 
Norbertina Bernardes da Silveira, assessora pedagógica, representou a secretária de Educação de Ituiutaba, Edimar Franco Paranaíba, juntamente com a coordenadora do setor de inclusão, Luciane Aparecida Borba e Ana Paula Dias Carvalho. Norbertina conta que vieram mesmo conhecer a realidade para levar para o Pontal do Triângulo Mineiro um pouco das experiências compartilhadas. “Estamos ainda caminhando, temos muita demanda lá e muitos desafios. Precisamos buscar soluções urgentes e voltarei cheia de ideias”, comenta.
 
No ICBC, elas viram uma parte do projeto Labor, que tem como finalidade ensinar um ofício às pessoas portadoras de deficiência, com o intuito de colaborar para a capacitação profissional. Atualmente, o projeto atende, não somente no ICBC, 120 participantes, que em sua maioria são adultos. Denise Scussel, chefe do departamento de Educação Inclusiva da Semed afirma que é um número excelente, já que começaram há menos de um ano, com apenas 15 pessoas. Os trabalhos realizados são diversos, como capas de cadernos personalizadas, reaproveitamento de CDs para transformar em porta-copos, entre outros.
 
Já o Crei, como afirma Denise, é um Centro de Referência mesmo para 39 cidades da região, com atendimento de aproximadamente 800 pessoas por mês, com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos. Mesmo sendo um polo de educação inclusiva, a demanda ainda é alta e os atendimentos no Crei são apenas para alunos da rede municipal.  “Quando se iniciaram as discussões da Política Nacional de Educação Inclusiva no Brasil, Uberaba se tornou referência e por isso recebemos as visitas profissionais das cidades da região, como Ituiutaba”, completa.
 
De acordo com ela, neste ano o Governo Federal vai finalizar o apoio ao programa, considerando que já existe há dez anos e as cidades polo já conseguem caminhar sozinhas. E para dar continuidade ao trabalho, o departamento de Educação Inclusiva da Semed já está implantando o projeto “Tecendo Políticas, implementando ações”, voltado para a formação e capacitação de profissionais e serviços para a inclusão. Denise já comanda uma série de ideias como videoconferências, Fórum de Discussão online, disponibilização de aulas, entre outros.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar