Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

21/03/2017 - Professores da rede municipal participam de formação em Educação Empreendedora

Parceria com o Sebrae dá oportunidade aos professores de aplicar os conhecimentos com alunos da Jornada Ampliada


A Secretaria Municipal de Educação realizou, em parceria com o Sebrae, o curso Cultura Empreendedora, direcionado aos professores referência que atuam com os alunos da Jornada Ampliada nas escolas municipais de Uberaba. Com duração de três dias, nesta sexta-feira, aconteceu uma feira para mostrar a culminância dos projetos e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.


A diretora da Escola Municipal Professor José Macciotti, Daniela Maeda tem acompanhado a evolução dos alunos. “Eles estão com uma visão melhor do mundo, do que vão fazer fora da escola. Eles têm em mãos um celeiro de atividades para uma vida futura e aprendem a ser responsáveis pela própria vida”, comenta.


A consultora do Sebrae, ministrante do curso, Andrea Salerno acredita nos professores participantes como multiplicadores e estimuladores da cultura empreendedora entre os alunos das escolas da rede municipal. Já foram quatro turmas com mais de 100 professores capacitados desde 2014, quando começou a parceria com a Semed, como ela informa. “Percebo uma evolução muito grande na aplicação do programa em Uberaba, pois os professores trabalham duas vertentes: atitude, postura e comportamento empreendedor e o aspecto do modelo de negócio, de maneira a promover a aproximação dos alunos com o mercado de trabalho e estarem atentos às oportunidades”, completa.


Para Gleicemar Barcelos, chefe do Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais da Semed, o curso realizado em parceria com o Sebrae vem apenas solidificar o programa federal que se chama Empreendedorismo na Educação. “A capacitação indica aos professores referência como trabalhar com qualidade e formar líderes dentro da escola, com autonomia e foco para o desenvolvimento e o resgate dos sonhos. É importante que eles saibam os caminhos e formas de estruturarem seus sonhos. A educação empreendedora é importante nesse sentido para o município”, ressalta.


Segundo a diretora de Apoio à Educação Básica da Semed, Edilene Leal, a educação empreendedora está mais estruturada na rede municipal, porque a equipe aprendeu a fazer e a adaptar as atividades com a realidade das escolas, dentro do que Sebrae oferece. “Geração de renda não é nosso foco, mas sim o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo para que ele se descubra e tenha um projeto de vida”, finaliza.


Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub