WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/03/2017 - Escola municipal promove palestra sobre Cyberbullying para orientar alunos

A tecnologia já faz parte da rotina da maioria das pessoas no mundo e as crianças têm em mãos diversidade de informações. Na internet, dentro ou fora da escola, as mensagens podem chegar rapidamente e as crianças e adolescentes podem se tornar vítimas do cyberbullying. Para evitar situações constrangedoras, a diretora da Escola Municipal Ricardo Misson, Raquel Oliveira convidou a professora Juliana dos Santos Borges, especialista em Mídias na Educação para orientar aos alunos sobre como lidar com problemas gerados por mensagens nas redes sociais, principalmente, nos grupos de WhatsApp. “Durante as reuniões com os pais, percebemos que quando os alunos usavam o aplicativo fora da escola, o problema acabava se desencadeando dentro do ambiente escolar. Como aqui não se pode utilizar os aparelhos eletroeletrônicos com internet, resolvemos subsidiar os alunos de informações positivas”, conta a diretora.


Em parceria com o Departamento de Tecnologia e Informática Educacional (DETIC) da Secretaria Municipal de Educação, Juliana conversou com 46 alunos do 5º ano sobre Cyberbulling e Cuidados com as Redes Sociais.  A pedagoga ressaltou que o objetivo desta palestra foi o de sensibilizar os jovens para os perigos da Internet e promover a utilização saudável das novas tecnologias.


Durante as explicações, ela falou da importância das crianças e adolescentes entenderem como uma simples imagem pode prejudicar o colega. “Falei do que pode ser divulgado ou não e do respeito ao próximo, além de nunca publicar qualquer informação ou mensagem quando está com raiva”, acrescenta.


Raquel finaliza incentivando aos pais a não proibirem o uso das tecnologias, mas sim orientar o uso, como é feito na escola.
O próximo encontro, com outras turmas, será no dia 20 de março, às 8h na mesma escola. Juliana afirma todas as escolas da rede municipal podem solicitar a palestra e serão atendidas na medida do possível. A ideia é estender também aos pais.


Cyberbullying - Assédio virtual, ou cyberbullying em inglês, é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar