WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

09/03/2017 - 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência termina com sugestões de ações efetivas de inclusão

Terminou hoje (08), em Uberaba, o 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência, promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) e em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Escola para Surdos Dulce de Oliveira, o Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC) e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE), com o tema “Os avanços e as expectativas da inclusão social para as pessoas com deficiência”.


Representantes de diversas cidades de Minas Gerais estiveram presentes nos dois dias do evento. Participaram cidades como Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Patos de Minas, Salinas e Governador Valadares.


Durante o Congresso, foram discutidos assuntos como “O Sentido do Trabalho para a Pessoa com Deficiência”, “O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência”, “Panorama Municipal da Política da Pessoa com Deficiência de Uberaba”, “Os Desafios da Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência”, dentre outros.


Denise Scussel, chefe do Departamento de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação afirma que este primeiro evento foi uma mostra da parceria que o município tem com as instituições  e, principalmente, a importância de valorizar a pessoa com deficiência. Durante o evento, houve espaço para profissionais da educação inclusiva, apresentar o resultado dos trabalhos realizados no município, como no Centro de Referência de Educação Inclusiva (Crei) e dentro das escolas, nas salas de Atendimento Especializado Educacional (AEE). De acordo com ela, o atendimento à pessoa com deficiência em Uberaba, dentro do contexto educacional, é referência para outras localidades. “Assim como fazemos o trabalho de inclusão na escola, é importante também ter essa visão de que a pessoa com deficiência precisa estar no mercado de trabalho e se inserir como pessoa humana, produtiva e feliz”, comenta.


O prefeito Paulo Piau, durante o evento, ressaltou que o debate do assunto com outros municípios fortalece a relação de todos com o Estado e União, além de promover políticas públicas de inclusão.


Marco Túlio Azevedo Cury, secretário de Desenvolvimento Social, alerta que o assunto do Congresso não é novo, mas é preciso repensar, sensibilizar e fazer a inclusão em todas as áreas. “Precisamos continuar o trabalho de sensibilização e não cabe mais a não inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. O mais importante desta discussão de dois dias é a execução das propostas depois do Congresso, envolvendo outros setores não só da sociedade, mas bem como outras secretarias municipais”, completa.
 
Jorn. Monica Cussi
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar