WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

08/03/2017 - 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência tem mais de 20 cidades mineiras participantes

Aabertura oficial do 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Azevedo Cury, com a  presença do prefeito Paulo Piau, primeira-dama Heloísa Piau, vide-prefeito João Gilberto Ripposati, secretário executivo da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) Vicente Araújo Neto, a diretora regional da Sedese Uberaba (Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social) Luciene Fachinelli, secretário adjunto da Seds, Carlos Alberto Godoy, o presidente da Câmara Municipal Luiz Humberto Dutra e os vereadores Alan Carlos e Agnaldo Silva, assim como, Ercileide Laurinda da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), Felício Costa do Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC) e Alex Abadio Ferreira da APAE de Uberaba.
 
O prefeito Paulo Piau pontua que é necessário tirar do papel as ações voltadas ao portador de deficiência, unindo forças entre Município, Estado e União, visto que não se faz nada sem recursos, e dessa forma, com esse fortalecimento será possível extrair as propostas que vão surgir como resultado do congresso. “É fundamental que o portador de alguma deficiência, tenha oportunidade de estar junto à sociedade, sendo produtivo e isso é o nosso desejo. Uberaba tem muito a que melhorar e isso é um desafio da nossa gestão. Estamos com projeto quanto a acessibilidade sendo elaborado e precisamos pensar na inclusão de várias maneiras, seja pela escola, na liberdade dos portadores de transitar, pela oferta de trabalho, que é importante, pois todos querem ser produtivos e essa oportunidade de levantar essas questões é fundamental para a nossa cidade e outros municípios”, afirma Piau.      
 
Marco Túlio, secretário da Seds, pontua que o Congresso Regional é um espaço de discussão entre o poder público, instituições, técnicos e sociedade civil em geral, buscando alternativas para garantir às pessoas o direito que elas já têm de participação plena e efetiva na sociedade. “Vamos trabalhar para que as pessoas com deficiência possam ser independentes, com direito de se profissionalizar, trabalhar, ter acesso às cotas específicas, além de ter um envelhecimento saudável. Vamos trabalhar pela igualdade para que sejamos produtivos e fazer uma Uberaba melhor para todos”, pontua Cury.
 
Sérgio Sampaio, palestrante do dia, falou sobre o tema “O Sentido do Trabalho para a Pessoa com Deficiência”, e pontuou a importância do trabalho na evolução da pessoa com deficiência, e que estudos comprovam isso, com relatos de pessoas que passam a frequentar boates, fazer viagens e ter mais independência emocional. E ressalta que, as empresas, gerentes e demais funcionários precisam entender que as pessoas com deficiência são capazes de exercer sim seus trabalhos, mas no tempo de cada um, tempo esse que pode ser diferente das pessoas que não tem deficiência.
 
O 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência tem a participação das cidades de Conceição das Alagoas, Uberlândia, Almenara, Iturama, Araçuaí, Curvelo, Montes Claros, Juiz de Fora, Ituiutaba, Governador Valadares, Divinópolis, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Salinas, São João Del Rei, Teófilo Otoni, Timóteo, Varginha, Fronteira e Uberaba. 
 
Vale destacar que o evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba, em parceria com as instituições APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Escola para Surdos Dulce de Oliveira, o Instituto dos Cegos do Brasil Central e a AMVALE – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande.
 
Programação 08/03/2017:
 
TEATRO VERA CRUZ
HORÁRIO – Das 07h30 às 11h30
07h30 – Credenciamento
08h – Apresentação Cultural
08h30 – Palestra: “O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência”
09h30 – Palestra: “Panorama Municipal da Política da Pessoa com Deficiência de Uberaba
10h00 – Comunicação Oral – 10(dez) minutos cada
1.    “Relato de Experiência APAE Uberaba”
2.  “Formação Continuada de Profissionais de Apoio – Relato de uma experiência em Uberaba”
3.   “A atuação dos profissionais de Apoio na rede municipal de ensino de Uberaba”
4.    “A importância da estimulação precoce no Desenvolvimento Infantil”
5.    “CREI-Centro de Referência em Educação Inclusiva”
11h30 - Encerramento
 
HORÁRIO – Das 13h30 às 17h30
13h30 – Credenciamento
13h40 – Apresentação Cultural
14h00 – Palestra: “Os Desafios da Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência”
15h00 – Palestra: “Educação Inclusiva no Município de Uberaba”
15h30 - Intervalo
15h45 – Comunicação Oral – 10(dez) minutos cada
1.    “Educação e Saúde Unidas para romper barreiras sociocomunicacionais”
2.    “Dia D: Dia de inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência”
3.  “A praxe da Assistência Socal e Equipe Multidisciplinar no Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial - CEOPEE"
4.    “Desenvolvimento Legislativo sobre a Inclusão escolar”
5.  “O uso dos Jogos de realidade virtual junto a uma adolescente com síndrome de Dandy Walker: um relato de experiência"
6.    “A eficiência do programa son-rise para o desenvolvimento dos alunos com deficiência"
17h – Considerações finais
17h30 – Encerramento
 
Ana Paula Neves
Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar