WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

05/03/2017 - 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência acontece na próxima semana

Uberaba irá sediar o 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência nos dias 07 e 08 de março, no Cine Teatro Vera Cruz. O evento já conta com mais de 700 pessoas inscritas que irão discutir o tema “Os avanços e as expectativas de inclusão social para pessoas com deficiência”.
 
O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba, em parceria com as instituições APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Escola para Surdos Dulce de Oliveira, o Instituto dos Cegos do Brasil Central e a AMVALE – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande.
 
O objetivo do Congresso é de buscar alternativas que possam proporcionar maior inserção da pessoa com deficiência na sociedade, de forma que eles consigam usufruir de plena e efetiva participação.
 
“Estamos promovendo uma discussão importante para toda a região, para que possamos melhorar a inclusão das pessoas com deficiência. Queremos muito a participação dessas pessoas para que elas possam apresentar suas demandas e dificuldades e para que aquelas que não são deficientes possam ouvir e incluir essas pessoas no seu cotidiano”, pontua a Diretora da Proteção Social Básica da Seds, Gabrielle de Palvas Andrade.
 
Programação:
No dia 07, a abertura será as 7h30, no Cine Vera Cruz, com credenciamento e a palestra "O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência", com o fisioterapeuta e coordenador clínico da APAE de Uberaba Alex Abadio Ferreira.
 
As 13h30 serão realizadas os minicursos junto às instituições parceiras do evento. Na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ocorrerão três minicursos, sendo um A Equoterapia e a Reabilitação da Pessoa com Deficiência, outro O Direito Violado da Pessoa com Deficiência e o terceiro o Cérebro e Aprendizagem. No Instituto dos Cegos do Brasil Central ocorrerá o minicurso de Técnicas de Orientação e Mobilidade. 
 
Na Escola para Surdos Dulce de Oliveira, serão realizados cinco minicursos sendo um de Libras no contexto escolar: tenho um aluno surdo. E agora?, outro sobre, Trabalhando os cinco parâmetros da Língua de Sinais Brasileira: construindo e aprendendo a Língua Materna dos Alunos Surdos; o terceiro sobre, A Pessoa com Deficiência - Além da Lei das Cotas; o quarto sobre, As Políticas Públicas das Pessoas com Deficiência; e o quinto sobre A Pessoa com Deficiência no Esporte.
 
No dia 08, o evento terá início também às 07h30 com apresentação artística e palestras. Durante o dia, a graduada em Gestão ambiental e especialista em tradução e interpretação de Libras/Português, Angélica Rodrigues Gonçalves, falará sobre "Os Desafios da Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência". Também ocorrerá a palestra: "O Sentido do Trabalho para a Pessoa com Deficiência", ministrado pelo o Doutor em Ciências Sociais Sérgio Sampaio, ex-presidente da Federação APAEs de Minas Gerais e atual presidente da instituição do Município Pará de Minas.
 
Logo após, será apresentado um “Panorama Municipal da Política da Pessoa com Deficiência de Uberaba” por Claudia Cristina da Silva, pedagoga, acadêmica do Serviço social, especialista em gestão de entidades de ressocialização, e que também está à frente da Diretoria de Proteção Social Especial da Seds. 
 
Neste dia, toda a programação se dará no Cine Vera Cruz, que contará com uma exposição de banners com Trabalhos Científicos. Mais informações pelo site https://goo.gl/ilyg15
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar