WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

15/02/2017 - Superintendência de Políticas Públicas da Juventude auxilia Jovens de baixa renda na emissão de carteirinha para meia-entrada

A Superintendência de Políticas Públicas da Juventude da Prefeitura de Uberaba está coordenando na cidade, o Programa Identidade Jovem, do Governo Federal. O ID Jovem garante acesso a benefícios para os jovens de baixa renda, relacionados ao Direito à Cultura e o Direito ao Território e à Mobilidade, do Estatuto da Juventude.
 
Com a identificação, através de um cartão, o jovem terá direito à meia-entrada, em eventos artístico-culturais e esportivos, além de garantir a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.
 
Para se ter direto ao benefício a pessoa tem que ter uma renda per capita de até dois salários mínimos. Quem for beneficiário poderá emitir o cartão ID Jovem, pelo aplicativo para smartphones (APP) do Programa e em caso de dificuldades, a pessoa pode procurar a Superintendência de Políticas Públicas da Juventude. O documento é emitido pela Secretaria Nacional de Juventude.
 
A superintendente de Políticas da Juventude, Rochelle Gutierrez Bazaga, explica que para se beneficiar do programa a pessoa precisa possuir o número do NIS – Número de Identificação Social que é um código de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar. “Aquelas pessoas que não possuem esse número precisam procurar o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social que atenda ao seu bairro, acompanhado do Responsável pela Unidade Familiar para se cadastrar. Assim que a pessoa tiver o número do NIS ela deve procurar a Superintendência para auxiliar na hora de emitir o cartão, caso a pessoa tenha dificuldade de usar o aplicativo”, explica Bazaga.
 
Sendo assim, não é no CRAS que a pessoa conseguirá emitir o seu ID Jovem, mas sim pela internet. Os critérios para a emissão do cartão é possuir idade entre 15 e 29 anos, pertencer a família cuja renda familiar mensal seja de até 2 salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com as informações cadastrais atualizadas há pelo menos 24 meses. O documento é destinado ao jovem de baixa renda, independentemente de estar estudando.
 
Com o NIS, o jovem poderá acessar pela internet o Programa Identidade Jovem no portal da CAIXA e imprimir seu cartão Identidade Jovem. O aplicativo para smartphone está disponível para download de forma gratuita. É preciso inserir os dados pessoais e o número do NIS para gerar a Identidade. O empresário ou promotor cultural poderá verificar a validade do documento pelo site ou aplicativo específico “ID Jovem promotor”, basta digitar o código da carteirinha apresentada ou abrir o leitor de QR Code do aplicativo.
 
É importante lembrar que o ID Jovem deve estar dentro do prazo de validade e acompanhado de documento oficial de identificação com foto. O jovem pode apresentar seu cartão tanto pelo celular quanto impresso, desde que, a imagem esteja legível e possa ser verificada pelo estabelecimento. A validade do documento é de 30 dias após a emissão. Após expirado o prazo, a pessoa poderá emitir um novo cartão, quando serão novamente verificados os requisitos para ser beneficiário do ID Jovem.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar