WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

10/02/2017 - Prefeitura está com inscrições abertas para o 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Desenvolvimento Social abriu as inscrições para os interessados em participar do 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência.  O evento acontecerá nos dias 07 e 08 de março no Cine Teatro Vera Cruz e em instituições parceiras como a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Escola para Surdos Dulce de Oliveira e o Instituto dos Cegos do Brasil Central. O congresso tem como tema "Os Avanços e Expectativas da Inclusão Social para Pessoas com Deficiência”.


O objetivo será de discutir, com base nos princípios da universalidade e da solidariedade o tema do evento, além de buscar alternativas que propiciem condições mínimas de inserção na sociedade, com plena e efetiva participação. O intuito será buscar um resultado em que essas pessoas possam estudar, trabalhar, praticar esportes, viver com independência, dignidade humana e, assim, desenvolver a própria personalidade.


Conforme pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Azevedo Cury, o congresso será uma excelente iniciativa para que toda a comunidade possa participar das discussões e possa contribuir com ideias que venham a garantir cada vez mais o acesso de pessoas com deficiência na comunidade. “Esse será um momento de ouvir as propostas da população, mas principalmente das pessoas que vivem essa realidade e que enfrentam as dificuldades em seu dia a dia. Esperamos que a partir disso, possamos desenvolver políticas públicas cada vez mais pontuais para essas pessoas”, destaca Cury.


No dia 07, a abertura será as 7h30, no Cine Vera Cruz, com credenciamento e a palestra "O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência". As 13h30 serão realizados os minicursos em diversos pontos da cidade. Na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ocorrerão três minicursos, sendo um A Equoterapia e a Reabilitação da Pessoa com Deficiência, outro O Direito Violado da Pessoa com Deficiência e o terceiro o Cérebro e Aprendizagem.


Na Escola para Surdos Dulce de Oliveira, serão realizados cinco minicursos sendo um de Libras no contexto escolar: tenho um aluno surdo. E agora?; outro sobre, Trabalhando os cinco parâmetros da Língua de Sinais Brasileira: construindo e aprendendo a Língua Materna dos Alunos Surdos; o terceiro sobre, A Pessoa com Deficiência - Além da Lei das Cotas; o quarto sobre, As Políticas Públicas das Pessoas com Deficiência; e o quinto sobre A Pessoa com Deficiência no Esporte.


No Instituto dos Cegos do Brasil Central ocorrerá o minicurso de Técnicas de Orientação e Mobilidade. 


No dia 08, o evento terá início também às 07h30 com apresentação artística e a palestra "Os Desafios da Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência". Às 13h30, acontecerá a palestra: "O Sentido do Trabalho para a Pessoa com Deficiência". Após, serão realizadas as considerações finais e o encerramento do evento. Neste dia, toda a programação se dará no Cine Vera Cruz, que contará com uma exposição de banners com Trabalhos Científicos.


Mais informações pelo site https://goo.gl/4nyvmX

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar