WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/12/2016 - SEMED amplia Tempo Integral em mais de 60% e investe em qualificação

Na direção da educação humanizadora e inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba investiu na manutenção e ampliação da oferta de Educação em Tempo Integral, de forma progressiva, até atingir, nesta gestão, oferta de Tempo Integral em 92% das Unidades Escolares, com prioridade para os alunos de Educação Infantil (0 a 5 anos) e do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental (6 a 8 anos). Os números são animadores: em 2012 eram atendidos 7666 alunos e em 2016 são 12.036 alunos, ou seja, 63,7% a mais do que na gestão passada.


A educação municipal contempla também a Jornada Ampliada, que compreende atividades extraclasse, fora do turno normal onde o aluno volta à escola para participar de aulas de música, arte, esporte e leitura. No departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais, são atendidos mais de 3 mil alunos em oficinas de arte e de Grupos de Liderança: Grêmios Estudantis, Agentes de Meio Ambiente e Jovens Empreendedores.


Mas para oferecer uma educação de qualidade tanto no horário regular, como no Tempo Integral e na Jornada Ampliada, a Secretaria Municipal de Educação promoveu parcerias com Universidades, colaborando assim para a formação específica de nível superior para os Professores da Educação Básica – PEB e Educadores Infantis da Rede Municipal de Ensino. Os números são excelentes: 15 mil atendimentos de profissionais da educação, por ano, nos diversos cursos e a parceria com a Universidade Aberta do Brasil com 5 cursos de graduação, 02 de pós-graduação atendendo a 263 alunos. Esta demanda deverá aumentar com as 80 vagas para os cursos de Licenciatura em Computação e Matemática, já com inscrições abertas até 19 de janeiro. Esta é mais uma parceria com Instituição de Ensino Superior, desta vez com o IFTM, como informa o coordenador do Polo UAB/Uberaba, Luiz Henrique Araújo.


O Polo UAB/Uberaba está instalado dentro da Casa do Educador, que é mais uma conquista para a área e, principalmente para os professores da rede municipal que, desde 2014, atende mensalmente uma média de mil profissionais em 26 cursos, trabalhando nos três turnos, inclusive aos sábados para atender a demanda de profissionalização e especialização dos professores da rede. A chefe do departamento de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação, Sonaly Pereira, ainda cita a realização do Congresso de Educadores, que traz renomados palestrantes com conhecimentos em várias áreas.

Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar