WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

29/12/2016 - Seds conclui recadastramento de inscritos no Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social concluiu neste mês de dezembro o recadastramento de 320 famílias uberabenses, inscritas no Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Os moradores estavam com o benefício suspenso, desde agosto, por suspeita de irregularidade. O Ministério Público Federal havia solicitado a prefeitura que fizesse o recadastramento até 18 de fevereiro de 2017. Para atender a solicitação, a Seds montou uma força tarefa formada por assistentes sociais, psicólogos e demais funcionários e conseguiu finalizar o trabalho antes do prazo.

De acordo com secretário Roberto Indaiá as equipes localizaram e identificaram todas as famílias inscritas no Programa. As visitas foram feitas, inclusive, nos finais de semana e durante a noite.


Segundo o chefe do Departamento de Geração Benefício e Transferência de Renda, Carlos Roberto Souza Silva, do total de 320 famílias investigadas pelo MPF, em Uberaba, 274 tiveram o benefício bloqueado por algum tipo de irregularidade. Outros 20 servidores públicos também tiveram o pagamento bloqueado. Seis famílias foram excluídas, definitivamente, do Programa porque não tinham direito ao benefício. Apenas 20 famílias tiveram o cadastro aprovado e vão continuar recebendo o auxílio do Governo Federal.


Para receber o benefício, a primeira regra a ser observada é a renda familiar: se somar a renda de todas as pessoas da casa e chegar a uma média de R$ 354 reais, a família tem direito ao benefício. “Este valor pago pelo programa, muitas das vezes é o mínimo que a pessoa tem para fazer uma alimentação, comprar um remédio.”, enfatiza o secretário.

Quem pode receber o Bolsa Família
Para participar do programa é preciso que a família esteja em situação de pobreza ou extrema pobreza. Isso significa que as famílias devem ter renda mensal de até R$ 85,00 por pessoa. Para se candidatar ao programa, são pedidos diversos requisitos, como o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados há menos de dois anos. Após o cadastro, as famílias devem esperar para que sejam selecionadas (ou não) para o recebimento do benefício.


De acordo com o secretário, em Uberaba, as pessoas interessadas em receber o Bolsa Família devem procurar os Centros de Referência da Assistência Social “CRAS” ou ir até a SEDS que fica na Rua Irmão Afonso, 617, no bairro São Sebastião.

Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar