WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/12/2016 - Investimento em pessoal e estrutura garante ensino de qualidade e resultado positivo do IDEB

Uma das metas cumpridas pela Secretaria Municipal de Educação com total apoio do prefeito Paulo Piau é a garantia de revisão e adequação do Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino. Para alcançar mais este patamar, houve a realização de dois concursos em 2013 e 2016 com disponibilização de 1500 vagas, além de ganho real dos educadores e gestores acumulando um reajuste de até 47,2% em 3 anos. Destaca-se também a conquista de um terço de extraclasse entre outras melhorias.

É quase impossível falar de todas as ações realizadas ao longo de quatro anos na educação municipal, como salienta a secretária de Educação Silvana Elias. É preciso citar o investimento em mobiliário e tecnologia, como a aquisição de 19 laboratórios de informática ProInfo para as unidades escolares.


No quesito bem-estar, além da estrutura e reforma de mais de 40 unidades, houve a terceirização da merenda escolar, que ela considera um ganho para o processo de gestão escolar, com a contratação da empresa Nutriplus e acompanhamento do departamento de Alimentação e Nutrição Escolar, que oferece todo o apoio às escolas, inclusive com projetos específicos para reeducação alimentar dos alunos da rede e de unidades conveniadas.


Os alunos recebem gratuitamente a merenda, o uniforme e os kits escolares, entregues no início do ano. E para complementar, pode-se também ressaltar a importância do Esporte Educacional e da aplicação da Educação Física Escolar como forma de incentivo às atividades esportivas. Em 2016, foi realizada a Olimpíada e Paralimpíada Interescolares Municipal, que envolveu todas as unidades da rede, em diversas modalidades, até as menos conhecidas, como esgrima, rugby e atividades de paradesporto, realizada pela equipe de profissionais do DAEE.


Todos esses investimentos refletem em conquistas, como por exemplo, a nota da educação básica municipal antecipou a meta brasileira prevista somente para 2022, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativa aos anos iniciais do ensino fundamental em 2015, alcançando a marca de 5.9, com aumento de 0,3 pontos em relação a 2013. Os números indicam que as escolas municipais de Uberaba estão entre as melhores de Minas e do País, já que a meta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para 2022 é de que todas as escolas do Brasil alcancem o índice mínimo de 6.0. “Portanto, praticamente já alcançamos esta meta, consolidando a educação de qualidade que oferecemos na rede municipal”, comenta Maria Inez De Martino Prata, chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As escolas municipais de Uberaba estão à frente de importantes municípios como Uberlândia, Juiz de Fora, Contagem e Montes Claros.


“Educação Pública de qualidade é um sonho possível. Para isso é necessário ter planejamento consistente e responsabilidade com os recursos públicos e, em especial, cuidar para que os profissionais da educação sejam respeitados e valorizados para, consequentemente, exercerem a profissão com entusiasmo. Somente assim teremos o reflexo na educação que queremos”, completa Silvana.

Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar