WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

28/12/2016 - Grupo Labor encerra atividades atendendo demanda espontânea de pessoas com deficiência


 
Uberaba é polo de referência em Educação Inclusiva com apoio a 39 municípios da região e um dos projetos de mais destaque, desenvolvido em 2016, é o Grupo Labor: Eis a nossa obra, desenvolvido pelo Departamento de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O programa tem como objetivo promover a inserção de alunos com deficiência no mercado de trabalho. Denise Scussel, chefe do departamento, garante o sucesso do projeto que finalizou o ano com 58 participantes. “Houve a demanda espontânea e atendemos além dos nossos alunos as pessoas do Instituto dos Cegos do Brasil Central, nossos parceiros e pessoas de cidades da região, como Ituiutaba”, comenta.
Os alunos da rede que participam do projeto são da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os trabalhos confeccionados durante a execução do projeto foram expostos e comercializados em feiras e mostras.
Para Silvana Elias, secretária municipal de Educação, o Labor é uma das várias conquistas da Educação Inclusiva em Uberaba, contribuindo para a posição de polo na área. “Uberaba foge à regra de muitos municípios do Brasil em relação à Educação Inclusiva. Estamos ali para cuidar da pessoa deficiente como um todo, de um ser que merece respeito e dignidade”.
Denise considera que, a partir de mais esta iniciativa, é preciso fazer uma reflexão a respeito da educação inclusiva, pois acredita que no contexto educacional, os professores, pais e equipe escolar estão em busca de uma educação que compreenda e valorize o ser humano, naquilo que ele é e acredita. “Já nos preocupávamos com esse público há algum tempo, pois as pessoas com deficiência estavam perdendo sua identidade, ficando dependentes e ociosos, e essa parceria com o Instituto dos Cegos foi excelente, com um espaço acessível para as atividades, onde foram acolhidos com a total colaboração da prefeitura. A expectativa é que em 2017 tenhamos mais frutos deste trabalho tão importante para a pessoa com deficiência”, completa.
Grupo Labor - Atende jovens com deficiência, egressos de instituições especializadas, escolas municipais e estaduais ou que ainda não terminaram seus estudos. A meta é trabalhar a autonomia profissional do adolescente com deficiência e, ainda, despertar a descoberta de capacidades técnicas úteis para o mercado de trabalho. O Labor insere-se na perspectiva da Semed de viabilizar e estimular a criação de mais políticas públicas voltadas para a educação especial no município.
O projeto consiste na oferta de uma série de oficinas práticas como forma de despertar o interesse e o talento para variadas atividades. Artesanato, atividades domésticas, música, teatro, agricultura, higiene e empreendedorismo são algumas das vertentes trabalhadas no projeto.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU
26/12/2016

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar