WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

27/12/2016 - Projeto Microbacias terá continuidade em 2017

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio já possui recursos garantidos para o próximo ano. Ao todo 500 mil reais serão investidos em ações de recuperação das Microbacias que compõem a APA (Área de Proteção Ambiental) do Rio Uberaba. 200 mil reais virão da Agência Nacional de Águas e o restante, 300 mil do próprio município através do Codau (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba).


De acordo com o engenheiro florestal e gerente de Projetos de Recuperação de Microbacias, Álvaro Azevedo Andrade, o projeto teve início em 2014, na região do distrito de Santa Rosa. A Bacia do Mutum, como é conhecida, foi a primeira a ser beneficiada com ações de preservação ambiental. 


Na primeira fase do trabalho foi feito o cadastramento dos moradores que vivem na localidade. Outra ação importante foi a substituição de fossas negras, existentes nas propriedades rurais, por biodigestores. O equipamento trata o esgoto das residências, eliminando o risco de contaminação do lençol freático e consequentemente, das nascentes que compõem a Microbacia. Os biodigestores custam em média 2 mil e 500 reais e foram comprados e instalados pela Prefeitura de Uberaba, em parceria com o Codau.


Técnicos da secretaria de Meio Ambiente com ajuda de estudantes da Universidade de Uberaba e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro também realizaram um estudo completo sobre a situação das nascentes. Todas as propriedades foram inscritas no CAR (Cadastramento Ambiental Rural), uma exigência do Ministério da Agricultura.  Por fim, quilômetros de estradas rurais foram recuperados. Bolsões para reter a água da chuva foram construídos ao longo do trecho, evitando o processo de erosão do solo. “Essa água vai para o lençol freático, que leva para as nascentes e depois para os córregos que abastecem o Rio Uberaba”, explicou o engenheiro.


Eleito o melhor Projeto Ambiental de Minas Gerais, pelo governo do Estado, ele foi replicado em outras três regiões de Uberaba. Ao todo foram investidos cerca de 300 mil reais na realização do projeto. Quase vinte quilômetros de estradas rurais, nas proximidades do Rio Uberaba foram recuperados, 127 bolsões foram construídos e 37 biodigestores foram instalados. A meta é realizar o trabalho nas 16 microbacias que compõem a APA, garantindo que água não falte às gerações futuras. “É um trabalho a longo prazo, mas muito importante. Iniciou no primeiro mandato, do Prefeito Paulo, vai continuar agora no segundo e esperamos que continue em outros governos”, concluiu Andrade.
 
Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU
 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar