WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

15/12/2016 - Arquivo Público de Uberaba é contemplado com recursos do Governo Estadual

O Projeto “Programa de Preservação e Conservação do Acervo da Superintendência do Arquivo Público Municipal de Uberaba” foi aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais e terá início em janeiro de 2017. A finalidade é proteger o patrimônio documental, garantindo assim, a vida útil, a integridade dos documentos históricos e principalmente o acesso à informação. O Projeto visa também à estruturação do Laboratório de Restauro do Arquivo Público, que é peça fundamental de todo o processo.


O Programa da Prefeitura de Uberaba foi contemplado com o recurso de R$50 mil do FEC, mais R$10 mil de contrapartida do município, totalizando o valor de 60 mil reais. De acordo com a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik, a verba será investida primeiramente na modernização do Laboratório de Restauro, com a aquisição de equipamentos essenciais para a conservação, armazenamento e processamento de dados.


Após a compra dos novos aparelhos, os servidores da Superintendência também serão treinados num curso de capacitação, promovido pelo FEC, para aprenderem a lidar com os equipamentos. A expectativa é que o Programa termine em outubro do ano que vem.


O acervo do Arquivo Público de Uberaba colabora de forma significativa para estudiosos e pesquisadores ou ainda qualquer pessoa que se disponha à pesquisa do município de Uberaba e região. “Nesse sentido, a busca contínua de melhoramento técnico na conservação documental é o melhor meio de garantir a durabilidade e acessibilidade ao acervo.”, concluiu Zednik.

Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU
 

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar