WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/12/2016 - Acervo de escolas municipais amplia oferta de livros por aluno

São quase 18 mil alunos que participam das atividades da biblioteca nas unidades de ensino fundamental

A equipe da seção de Bibliotecas Escolares, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu desde 2015, o projeto de Revitalização das Bibliotecas Escolares e o resultado foi surpreendente: o acervo que contava com três livros para cada aluno passou a ter oito exemplares para cada um. Darcy Bosco, Ana Teresa Teixeira e Tânia Ulhôa foram as responsáveis pela reorganização das bibliotecas, com o objetivo de incentivar a leitura de obras literárias infantojuvenis.


O trabalho foi realizado nas 31 escolas municipais que ofertam o ensino fundamental, seguindo três eixos de desenvolvimento: revitalização do espaço físico, dinamização das ações leitoras e práticas leitoras e contação de histórias. Tânia Ulhôa considera ser de extrema importância a formação do leitor autônomo e da instalação do gosto e do hábito de leitura.


Dentro dos eixos, todos os auxiliares de biblioteca das escolas receberam formação com temas variados como, coordenação, currículo integrado, cooperação e colaboração do auxiliar de biblioteca no processo de aprendizagem. Segundo Ana Teresa, houve envolvimento dos auxiliares de biblioteca, que receberam informações importantes para contribuírem com o processo pedagógico educacional na concretização de práticas leitoras. “Este projeto vem consolidar um trabalho feito anteriormente e, ao mesmo tempo, consolidar ações futuras para o próximo ano.”, comenta.
Depois desta ação, a biblioteca escolar se tornou um ponto de referência para os alunos, que procuram o local espontaneamente. Além disso, a remodelação do espaço, do layout e das práticas leitoras promovem projetos como Clube de Leitura, empréstimos, Cafés Literários, entre outros. Outro ponto importante é que, a partir do resultado, é possível aumentar o acervo. Em 2015, o número de livros nas escolas municipais de ensino fundamental era de 92.310 e, agora, ao final de 2016, subiu para 148.786. O número de alunos atendidos pelas bibliotecas escolares é de quase 18 mil.


Darcy ainda ressalta o programa Biblioteca Fácil, processo recentemente apresentado aos gestores, para informatização das bibliotecas, que está sendo implantado gradativamente em cada unidade. E, a maior novidade, é a implantação recente da Biblioteca da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes, por meio da Campanha Natal Educador, que arrecadou mais de 4 mil livros para a unidade. Elas ainda evidenciam o projeto Memorial Digital, que pelo 3º ano consecutivo, registram todas as atividades, dados e vivências das bibliotecas escolares da rede municipal.


“Nossa intenção é mostrar que é possível dar continuidade e ampliar as ações de incentivo à leitura nas escolas, usando a biblioteca escolar como espaço integrado tanto à proposta pedagógica como à formação de leitores autônomos, que frequentem a biblioteca naturalmente.”, completa Darcy.

Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar