WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

07/12/2016 - Arquivo Público de Uberaba participa de Evento na Universidade Federal de Uberlândia

A IV Semana de História do Pontal e III Encontro de Ensino de História aconteceram no Campus da UFU em Ituiutaba

A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba foi convidada para participar da IV Semana de História do Pontal e III Encontro de Ensino de História, realizados pela Universidade Federal de Uberlândia. O tema do evento este ano foi Política, Gênero e Mídia na pesquisa e no ensino de história. As discussões aconteceram nos dias 29 e 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro, respectivamente, no Campus da UFU, na cidade de Ituiutaba.


O professor João Eurípedes de Araújo, diretor do Departamento de Difusão, Apoio à Pesquisa e Atendimento, realizou um minicurso com o tema Arquivo Público: recepção, organização documental – documentação e pesquisa. Segundo Araújo, um dos objetivos do curso foi falar com os alunos sobre a importância dos Arquivos para a realização de trabalhos acadêmicos e divulgar o rico acervo mantido pela Prefeitura de Uberaba.


O diretor ressaltou também que graças ao empenho do atual governo, o Arquivo Público do município recuperou um dos acervos mais importantes da nossa região. Trata-se dos exemplares do centenário Jornal Lavoura e Comércio (1899 a 2003) que estava em poder do Centro Universitário do Triângulo (Unitri), em Uberlândia. Todo o material foi catalogado e digitalizado, num trabalho minucioso feito pelos funcionários do Arquivo Público de Uberaba. Também passou pelo mesmo processo, os registros do Jornal Gazeta de Uberaba (1879 a1917), gentilmente cedidos pelo ex-prefeito de Uberaba, Arnaldo Rosa Prata.


A Superintendência do Arquivo Público afirma que esse tipo de evento é um importante intercâmbio entre as duas cidades mineiras e que Ituiutaba já está determinada a implantar um arquivo municipal no Pontal do Triângulo, tendo o Arquivo de Uberaba como grande colaborador. “Os arquivos públicos mantêm viva a memória dos seus municípios e serve como importante ferramenta a historiadores, pesquisadores e a qualquer interessado em desenvolver seus trabalhos de acordo com seus objetivos de estudo”, concluiu Araújo.

Melissa Paroneto – Comunicação Secom/ PMU
 

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar