WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/11/2016 - Reformulação da Educação de Jovens e Adultos gerará economia de R$ 600 mil para o município

Algumas salas do EJA tinham apenas três alunos. Para garantir continuidade dos estudos, prefeitura irá transportar alunos.
 
De acordo com um estudo feito pela Seção de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação, foi constatado que algumas escolas mantinham turmas com poucos alunos, fato que inviabilizava o funcionamento das mesmas. No sentido de garantir a continuidade do programa, devido à importância do mesmo, a Semed fez uma reformulação e a partir de 2017 será necessário um mínimo de 15 alunos em cada sala para a abertura da turma. Visando atender os alunos que estudam nas unidades que terão as turmas fechadas, a secretaria irá transportar os alunos para as escolas que abrigarão o programa da EJA.


Com esta reformulação e ainda com o transporte feito pela Semed, a prefeitura economizará aproximadamente R$ 600 mil. As escolas municipais que não atenderão mais a EJA são: Santa Maria, Stella Chaves e Professora Norma Sueli.


O transporte da prefeitura pegará os alunos na porta da escola que deixará de oferecer a EJA e levará para a escola onde terá continuidade dos estudos. Os alunos da Escola Municipal Santa Maria serão levados até a Escola Municipal Monteiro Lobato. Os alunos das escolas Stella Chaves e Professora Norma Sueli serão transportados para a Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães.


A Secretaria de Educação continuará oferecendo a EJA em mais 12 escolas municipais e nos Cemeas que mantém os Centros de Atendimento aos Educandos Jovens e Adultos (Caeja). No próximo ano, o Centro de Atendimento ao Educando Jovem e Adulto (Caeja) será ampliado para mais três escolas municipais: Professor José Geraldo Guimarães, Adolfo Bezerra de Menezes e Arthur de Melo Teixeira.


O Caeja – tem objetivo de ofertar uma educação de qualidade, preparando o jovem e o adulto para a emancipação. A proposta do Caeja é de educar com os princípios da autonomia e do acesso à tecnologia da informação, do empreendedorismo e da sustentabilidade, dos esportes e das artes, ofertando os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)/ 2º Segmento da EJA no prazo de 02 (dois) anos letivos, no noturno, em regime modular e presencial, àqueles jovens, com idade mínima de quinze anos completos, e adultos que não concluíram a escolaridade básica em idade apropriada.


Para tanto, turmas-piloto foram abertas em espaços que apresentam uma estrutura diferente, uma estrutura organizada em prol de atividades esportivas, de cultura e de lazer: os Centros Municipais de Educação Avançada (Cemeas). No município de Uberaba, são dois centros dessa natureza e, em cada um deles, turmas do Caeja foram implementadas, com total de 74 alunos.


Como a proposta educacional do Caeja foi estruturada em módulos. Helione afirma que “a partir dessa organização curricular, as aulas nas turmas do Caeja têm sido desenvolvidas de maneira dinâmica, interdisciplinar, prazerosa, propiciando, dessa forma, o alcance de direitos de aprendizagem por meio de frequentes contextualizações, por meio da aplicabilidade do conhecimento na vida dos alunos jovens e adultos, por meio da oferta de uma formação cidadã, transformadora e libertadora”, diz

Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar