WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/11/2016 - Escola municipal apresenta Mostra Cultural Consciência Negra

A Escola Municipal Madre Maria Georgina desenvolveu um projeto interdisciplinar em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que culmina no evento II Mostra Cultural Consciência Negra, hoje (10), com música, dança, capoeira e outras apresentações culturais, a partir das 18h30, no pátio da escola.


A diretora Aure Neire comenta que o Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro e foi escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares. E, portanto, será um momento de reflexão sobre presença do negro na sociedade brasileira.


O tema “Uberaba, cidade quilombolas” faz referência à exploração e o povoamento de todo o Triângulo Mineiro, de modo geral, se fez como em todo o Brasil - Colônia, pelo amansamento e extermínio das populações indígenas e dos negros nos quilombos.


Alguns objetivos do projeto são de proporcionar aos alunos conhecimentos sobre os aspectos históricos que levaram ao fim da escravidão e suas consequências imediatas na sociedade, conhecendo o motivo especial pelo Dia da Consciência Negra. “Queremos que nossos alunos conheçam e vivenciem a cultura negra e suas influências na cultura brasileira, em especial seus traços na cidade de Uberaba”, diz.


Os conteúdos trabalhados interdisciplinarmente foram expressão oral e escrita; literaturas sobre o tema em questão, filmes, imagens e reportagens; apresentações artísticas e palestras para alunos do 6º ao 9º anos. 


A diretora convida toda a comunidade para participar deste momento cultural e artístico da escola, que representa a valorização das raízes da cidade.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar